Contente
Se você mora nas regiões mais frias do país, a couve de bruxelas pode ser o melhor amigo que sua horta já teve. Ela não só resiste às mais baixas temperaturas, mas algumas boas geadas, na verdade, melhoram o seu sabor e aparência (que pouco se assemelha aos exemplares desbotados das prateleiras dos supermercados).
Instruções
A couve de bruxelas é bastante resistente a geadas e pode ser uma ótima adição à sua horta (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)-
Planeje o plantio de forma que suas couves de bruxelas amadureçam quando os dias ainda estiverem quentes e as noites mais frias. Em climas quentes, plante no final do verão ou início do outono para a colheita no inverno ou início da primavera. Nas áreas mais frias, conte regressivamente três a quatro meses a partir da data da primeira geada esperada.
-
Escolha um local que receba sol pleno e solo fértil, bem drenado, com um pH de 6,5 a 7.5.
-
Semeie diretamente no chão, se a temporada de crescimento na sua cidade for longa e com clima ameno, caso contrário, inicie a semeadura dentro de casa por quatro a seis semanas antes de transplantar as mudas.
-
O espaçamento entre as plantas deve ter cerca de 2 metros. Coloque o equivalente a uma pá de adubo em cada buraco antes de posicionar as mudas. Cerca de um mês após o transplante (ou cerca de seis semanas após a germinação se você semeou no solo), cubras os laterais das plantas com adubo ou pulverize-as com emulsão de peixe.
-
Mantenha o solo uniformemente úmido, use uma cobertura vegetal para reter a umidade e desencorajar o desenvolvimento de ervas daninhas. Use telas para repelir pragas.
-
Incentive a maioria dos brotos em uma planta a amadurecer ao mesmo tempo apertando a ponta do ramo e as folhas superiores, mas espere até que os brotos mais baixos estejam com cerca de 1,27 cm de diâmetro, caso contrário, você vai reduzir o rendimento. Espere brotos maduros cerca de duas semanas depois da cobertura.
-
À medida que os brotos aparecerem, remova as folhas que crescem abaixo deles e todas as folhas que estiverem amareladas.
-
Comece a colheita das couves de bruxelas quando estiverem com cerca de 2 cm de diâmetro e antes de ultrapassar cerca de 4 cm. Elas vão amadurecer lentamente durante um período de várias semanas.
Dicas
- O tempo pode ser elemento complicado com couves de bruxelas, embora sobrevivam a geadas, elas não suportaram um inverno extremamente rigoroso. Experimente diferentes datas de cultivo e seja paciente: Pode demorar um ano ou dois de culturas menos perfeitas antes de você descobrir a melhor época de plantio de acordo com o clima de sua cidade.
- As couves de bruxelas têm raízes superficiais, portanto, as plantas precisam de alguma ajuda para permanecer na posição vertical. Mantenha-as estáveis em suas hastes amontoando solo ao redor da base de cada planta conforme ela cresce, firmando com o pé ou a parte de trás de uma enxada.
- Elas são boas para a saúde: além de compartilhar as propriedades anticancerígenas de outros membros da família botânica Brassicaceae, apresentam quantidades saudáveis de potássio, ferro e fibras e têm mais vitamina C do que a laranja e três vezes mais vitamina A que o repolho.
Aviso
- Como todos os membros da Brassicaceae, a couve de bruxelas pode ser vítima de raiz claviforme. Evite essa doença fúngica cultivando suas próprias mudas ao invés de comprá-las, através da rotação das culturas Brassicaceae a cada ano, e optando por cultivares resistentes a doenças (relacionados nos catálogos de sementes).
O que você precisa
- Cobertura vegetal
- Sementes de couve de bruxelas
- Espátulas de jardim
- Pás
- Compostagem
- Pá de jardim
- Fertilizantes