Contente
A palmeira cica ou do sagu (Metroxylon sagu) é nativa do sudeste da Ásia. Pode alcançar 50 metros de altura e suas folhas se estendem a cerca de 7 metros. A cica é uma planta tropical que cresce em brejos de água doce; seu cultivo comercial é feito em plantações. É uma fonte de amido para fazer pães, macarrão e pudim em seu habitat nativo. Horticultores particulares podem cultivar a palmeira do sagu a partir de sementes.
Instruções
A palmeira cica ou do sagu (Metroxylon sagu) é nativa do sudeste da Ásia (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)-
Encha vasos grandes para plantio com um meio de cultivo bem drenado, como turfa, areia ou fibras de coco.
-
Reúna os frutos maduros de uma palmeira cica logo que caírem ao solo. Isto acontece somente uma vez em cada planta, durante a florescência. A casca de um fruto totalmente maduro se torna marrom.
-
Remova a casca externa dos frutos com uma faca afiada e extraia as sementes sem danificá-las. Estas podem ter um diâmetro de até 6,25 cm. Retire qualquer polpa ou resíduos da parte externa das sementes.
-
Ponha uma semente em cada vaso de plantio. O ápice da semente deve estar virado para cima e além da superfície da terra.
-
Coloque os vasos com as sementes em uma estufa. Mantenha a terra sempre úmida e mantenha as sementes a uma temperatura de cerca de 30 graus Celsius. As sementes devem germinar dentro de dois meses.
-
Remova as mudas de palmeira cica do vaso de plantio logo que enraizarem, mas antes que as raízes se tornem presas ao vaso. Elas podem sobreviver se transplantadas logo após as raízes atingirem menos de 30 cm de comprimento e tenham até três folhas.
-
Cave um buraco cuja largura do vaso seja duas vezes a do vaso em que a planta foi cultivada. Coloque a muda no buraco e encha-o de terra natural. Essa planta deverá crescer rapidamente em uma clima tropical, contanto que a terra permaneça úmida.
O que você precisa
- Vasos de plantio
- Turfa
- Areia
- Fibras de coco
- Estufa
- Pá