Contente
A prostatite é um termo amplo usado para descrever uma inflamação da próstata nos homens. Existem quatro tipos principais dessa doença e cada uma delas pode ser tratada de forma eficaz de diferentes maneiras, variando de medicamentos e massagem a remédios caseiros e medicina alternativa.
Existem quatro tipos principais de prostatite e todos eles podem ser tratados (Microsoft Office Online)
Sintomas
A prostatite pode causar dor e dificuldade ao urinar, dor no pênis, reto, testículos, parte inferior das costas e abdômen, ou durante o sexo, necessidade de urinar frequentemente e, em alguns casos, arrepios, vômito e febre alta. Existem quatro tipos principais de prostatite: a bacteriana aguda, a bacteriana crônica, a crônica e a assintomática inflamatória. Todos apresentam sintomas levemente diferentes e requerem diferentes métodos de tratamento.
Antibióticos
Tanto a prostatite bacteriana crônica, quanto a aguda podem ser curadas de forma eficaz com antibióticos. Embora os casos crônicos exijam um período mais longo de tratamento do que os agudos, ambos podem ser curados geralmente dentro de quatro semanas, desde que o indivíduo seja cuidadoso e continue tomando todos os medicamentos prescritos, mesmo que todos os sintomas tenham desaparecido.
Alfa-bloqueadores
Para os indivíduos com prostatite e dor pélvica crônicas, existem menos opções viáveis para a cura. Certos medicamentos, conhecidos como alfa-bloqueadores, podem diminuir a dor associada à condição ao fazer com que os músculos em volta da bexiga e da próstata relaxem.
Tratamentos caseiros
Os sintomas da prostatite dos quatro tipos muitas vezes podem ser muito reduzidos ao simplesmente limitar a ingestão de alimentos ou bebidas que sejam ácidos ou apimentados, ou aqueles que contêm cafeína ou álcool. Outros tratamentos caseiros bem sucedidos incluem um banho quente regular e evitar assentos duros sempre que possível.
Tratamentos alternativos
Acredita-se que a acupuntura ajude os homens que sofrem de prostatite — principalmente com o tipo crônico e dor pélvica — a aliviar os sintomas associados à condição, mas essa opção de tratamento não foi confirmada ainda.