Contente
Muitos de nós já se deliciaram com a fruta suculenta, mas nós usualmente não ouvimos nada sobre as folhas que envolvem o fruto da figueira. Apesar de não serem muito usadas para consumo, elas são utilizadas para embrulhar carnes e outros alimentos em certas receitas. Entretanto, o real motivo da fama das folhas de figueira vai muito além do campo culinário.
Fatos sobre folhas de figueira (Photo by Ryn Gargulinski)
Características
Folhas de figueira crescem isoladamente na árvore, apresentam tom verde claro brilhante e podem crescer bastante. Algumas chegam a medir 30 cm de comprimento. Elas usualmente possuem três ou quatro lóbulos com reentrâncias entre eles. Pelos curtos e ásperos aparecem no topo da folha enquanto a parte de baixo possui pelos curtos e mais macios.
Bíblia
Uma das referências mais conhecidas à figueira está na Bíblia. Quando Adão e Eva andavam pelo Jardim do Éden, tomaram consciência e ficaram envergonhados de sua nudez, então eles escolheram folhas de figueira para esconder suas partes íntimas. A referência bíblica é citada na página BibleFocus.net: "Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então costuraram folhas de figueira para cobrir-se" (Gênesis 3: 7).
Arte
Como a descrição bíblica de Adão e Eva cobertos com folhas de figueira, muitos trabalhos de arte reconhecidos usaram as folhas desta árvore para esconder as partes genitais retratadas. Alguns desse trabalhos não possuíam originalmente as folhas de figueira cobrindo as partes íntimas dos indivíduos. Um grande número de obras foi alterado depois do Concílio de Trento da Igreja Católica Romana, no século 16, ordenar que os trabalhos fossem modificados para esconder a nudez.
Controvérsia
Conforme as obras antigas estão sendo restauradas, especialmente na Itália, muitas dessa folhas estão sendo removidas juntamente com a fuligem, a sujeira e o óleo que se acumulou durante os anos. Apesar desta iniciativa restaurar os trabalhos a suas condições originais, também levanta controvérsias entre estudiosos que dizem que as folhas de figueira fazem parte da história da obra.
Importância
Como uma metáfora, o termo "folha de figueira" é usado para descrever algo que é vergonhoso, constrangedor ou negativo que foi coberto de forma vaga para que parecesse positivo. Um exemplo seria uma oferta "folha de figueira", que pode ser uma golpe que está "encoberto" para parecer bom e atrair compradores em potencial.