Contente
Aplicar azulejos sobre qualquer superfície requer que ela esteja plana e firmemente presa à base da construção. Paredes de gesso geralmente cumprem esses requisitos com facilidade, sendo suporte mais do que adequada para esse tipo de projeto. Superfícies boas e sem danos precisam de nada mais que uma limpeza antes da aplicação dos ladrilhos, e mesmo as levemente danificadas podem ser facilmente reparadas, e, nesse caso, a aplicação das peças poderá ser feita em não mais que 24 depois do conserto.
Instruções
Aulejar paredes de gesso não é uma tarefa difícil (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)-
Remova qualquer tinta solta da superfície do gesso. Se houver papel de parede, retire-o juntamente com a cola e use uma lixa para deixar a superfície da tinta mais áspera. Em seguida, limpe o gesso.
-
Analise a superfície do gesso, prestando atenção em possíveis danos que devem ser reparados antes da aplicação dos ladrilhos. Ela deverá estar uniforme e plana, e se houver rachaduras ou buracos, conserte antes de colocar o primeiro azulejo.
-
Repare quaisquer rachaduras ou buracos. As pequenas deverão ser preenchidas com massa corrida aplicada com uma espátula de vidraceiro. Danos maiores deverão ser cobertos com rejunte e alisados, em seguida, com a espátula de vidraceiro. Deixe tudo secar durante a noite.
-
Misture a argamassa fina em um balde, seguindo as instruções do fabricante.
-
Espalhe a argamassa sobre o gesso com uma espátula dentada, formando sulcos aos quais ladrilhos se prenderão com maior facilidade.
-
Coloque a primeira fileira de azulejos sobre a argamassa, e pressione-os firmemente, com uma leve torção. Cheque a parte de trás para ver se estão devidamente cobertas com argamassa. Se não estiverem, aplique mais argamassa. Lembre-se de colocar espaçadores entre as peças adjacentes, para um posicionamento uniforme e garantir flexibilidade contra movimentos de quaisquer materiais sob a superfície do muro.
-
Coloque o restante dos azulejos em linhas, de baixo para cima, e sempre confira se eles estão retos com o nível de carpintaria. Faça os devidos ajustes se necessário. Certifique-se que eles estão retos colocando sobre eles um pedaço de madeira concentrada e dê pancadinhas leves com a marreta, para garantir que fiquem bem presos. Prossiga até cobrir totalmente a área.
-
Para rebocar as juntas, remova os espaçadores e passe uma talocha por cima. Depois de aplicado o reboco nas fendas, limpe os excessos com um esponja levemente úmida e deixe secar por meia hora. Depois disso, use um pano seco e suave, sem fibras de algodão, para remover os resíduos mais persistentes.
-
Coloque uma linha de calafetagem entre azulejos e tanques, banheiras ou bancadas para proteger o gesso contra infiltração.
Dicas
- Confire o nivelamento do teto antes de começar. Se ele estiver inclinado, incline os azulejos no mesmo ângulo para conferir fluidez visual.
- Se for necessário recortar azulejos, coloque-os na parte de baixo da parede para obter melhores resultados estéticos.
Aviso
- Remova quaisquer excessos de argamassa o mais rápido possível, para evitar marcas na superfície.
O que você precisa
- Limpador
- Lixa
- Massa corrida
- Rejunte
- Espátula de vidraceiro
- Argamassa fina
- Balde
- Espátula de pedreiro
- Espaçadores de azulejo
- Madeira concentrada
- Azulejos de banheiro
- Marreta
- Lâmina de madeira concentrada
- Nível de carpintaria
- Reboco
- Talocha
- Esponja
- Pano sem fibra de algodão
- Calafetagem