Contente
Desenhar escadas é um desafio para o artista iniciante, porque elas precisam ser feitas em perspectiva. Desenhar em perspectiva é complicado até que você aprenda as técnicas. Para deixar isso mais simples, artistas usam uma variedade de ferramentas para ajudá-los na precisão das medidas que fazem a perspectiva funcionar devidamente. Você precisará trabalhar com matemática para desenhar escadas em perspectiva.
Instruções
Use uma mesa de desenho de rascunho (Comstock Images/Comstock/Getty Images)-
Prenda um papel milimetrado para o ponto de perspectiva na mesa usando fita. Alinhe as linhas do horizonte com sua régua de arquiteto e coloque o papel de engenheiro sobre o papel milimetrado, prendendo-o fora das pontas do papel milimetrado
-
Localize o horizonte no papel milimetrado. A linha do horizonte está no ponto onde duas linhas de perspectiva se interseccionam. Se o horizonte não estiver desenhado no seu papel milimetrado, desenhe no papel de engenheiro e faça um ponto de onde a perspectiva se originará.
-
Encontre onde a linha horizontal e a linha de perspectiva se cruzam (abaixo da sua linha de horizonte). Desenhe uma linha vertical 2,5 centímetros acima da intersecção e mova seu escalímetro à direita da primeira linha e encontre a segunda intersecção na mesma linha horizontal. Trace outra linha vertical 2,5 centímetros acima dessa outra intersecção. Faça duas linhas horizontais conectando as verticais, uma conectando as partes de cima e a outra as de baixo. Identifique o ponto superior esquerdo como A e o direito como B. Essa é a frente do primeiro degrau na escada. Se você não fez o degrau longo o suficiente (pelo menos 8 centímetros), estenda-o para a direita.
-
Trace uma linha da primeira intersecção até o ponto de fuga. O ponto de fuga fica na linha do horizonte e é a mesma linha de perspectiva que cruza a linha horizontal. Isso lhe dará o lado da escadaria que encontra o chão. Alinhe seu escalímetro do ponto de fuga ao ponto A. Escadarias têm aproximadamente 28 centímetros de profundidade por 19 de altura, isso significa que a profundidade do seu primeiro degrau deve ter mais que 2,5 centímetros (a altura dele).
-
Desenhe uma linha de 3 centímetros à esquerda do canto A e nomeie-o C. Faça uma linha horizontal para a direita do ponto C de aproximadamente 7,6 centímetros, e gire seu escalímetro do ponto de fuga ao canto B. Trace uma linha do ponto B para interseccionar a linha horizontal que você acabou de fazer, chamando este ponto de D. Isso cria a parte de cima do degrau. Note que a linha de perspectiva do B até o D pode ser maior que a linha de perspectiva do A ao C, isso se deve ao fato de que B e D estão mais longe do ponto de fuga.
-
Faça uma linha vertical para cima de 2,2 centímetros de altura do ponto C e outra do ponto D. Conecte os dois com uma linha horizontal, chamando o canto superior esquerdo de E e o direito de F, gire seu escalímetro do E ao ponto de fuga. Desenhe uma linha de perspectiva de 2,5 centímetros e chame este ponto de G. Note que do E ao G é mais curto que do A ao C, isso se dá porque a distância diminui conforme você se aproxima do ponto de fuga.
-
Trace uma linha horizontal de aproximadamente 7,5 centímetros à direita do G. Gire seu escalímetro do ponto F ao ponto de fuga e desenhe uma linha à esquerda do ponto F até que interseccione à linha do horizonte e dê o nome H a este ponto. Esta é a parte de cima do segundo degrau. Como pode ver, conforme você vai subindo em direção à linha do horizonte, a parte visível do degrau de cima diminui. Eventualmente só a ponta de cima da frente do degrau será visível. Repita os passos 2 até o 7, tornando a profundidade dos degraus menor conforme você se aproxima da linha do horizonte. A largura da frente do degrau permanecerá a mesma para todos os degraus nesta perspectiva de um ponto.
Dicas
- Use outra folha de papel e comece sua escada em outro lugar no papel milimetrado. Você perceberá que a mesma técnica funciona em qualquer posição, mesmo que cada escada pareça diferente dependendo de onde você começar.
- Experimente até que tenha um bom entendimento desta perspectiva.
O que você precisa
- Um ponto de perspectiva
- Uma fita
- Papel de engenheiro
- Régua de arquiteto
- Escalímetro
- Lápis