Contente
A tampa do distribuidor e o rotor trabalham em conjunto para distribuir a energia proveniente da bobina de cada vela individual. À medida que o rotor é girado pelo eixo do distribuidor, seu contato de metal passa para cada um dos contatos de metal individuais no interior da tampa do distribuidor. Isso permite que a energia da faísca percorra através dos cabos da vela até que ela atinja as velas de ignição. A energia, em seguida, sai pela abertura da vela, produzindo uma faísca. Esta centelha é o que inflama a mistura do combustível dentro de cada cilindro.
Instruções
Para obter a faísca mais quente para as velas, tenha certeza de que a tampa do distribuidor e o rotor estão em perfeita forma (spark image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com)-
Levante o capô de seu veículo e localize a tampa do distribuidor. Inspecione-a para detectar quaisquer sinais de quebra ou descoloração.
-
Ligue o motor e ouça quaisquer ruídos incomuns de clique. Estes podem indicar uma tampa rachada ou possivelmente uma má instalação de um cabo da vela para a tampa do distribuidor. O som de clique é causado por uma abertura que foi criada no sistema e pela a eletricidade que sai por essa abertura. Os cabos de vela gastos também farão isso.
-
Estacione o veículo em uma área sombreada e deixe o motor ligado. Olhe para qualquer faísca ao redor da tampa do distribuidor e dos fios. Quando a eletricidade sai através da abertura na conexão, muitas vezes você pode vê-la e ouvi-la.
-
Desligue o motor e retire a tampa do distribuidor. Isto pode ser feito girando os parafusos de fixação à esquerda ou erguendo os clipes de montagem do lado, dependendo do tipo de distribuidor.
-
Inspecione o rotor para detectar quaisquer sinais de corrosão ou quebra. Inspecione o interior da tampa do distribuidor para sinais de rachaduras. Procure sinais de "rastros de carbono" dentro da tampa do distribuidor. Estes são traços de carbono que canalizarão a energia para longe do contato de metal. A presença de qualquer um destes indicadores requer a substituição da tampa do distribuidor e do rotor.
Dicas
- Sempre substitua a tampa do distribuidor e rotor juntos.
- Lembre-se, a eletricidade sempre segue o caminho de menor resistência. Isto significa que quaisquer faixas de corrosão ou de carbono sugarão energia do sistema.
Aviso
- Tenha cuidado em torno da bobina do veículo, já que produz energia suficiente para dar um choque doloroso quando o motor estiver funcionando.
O que você precisa
- Chave de fenda plana