Contente
Para ser durável, um livro deve ser feito com papel livre de ácido para prevenir o esfarelamento com o tempo. As encadernações mais duráveis são feitas de couro, apesar de serem também as mais caras.
Os livros precisam ser mantidos seguros, mesmo quando bem feitos (books image by dinostock from Fotolia.com)
Papel
A maioria dos papéis hoje é branqueada e contém ácido. Não há uma intenção que dure por séculos, e o papel se deteriorará quando exposto a condições úmidas ou à luz forte do sol. Papel livre de ácido, apesar de mais caro, é muito mais durável.
Encadernações
Muitos livros baratos são encadernados ao colar individualmente as páginas na lombada. Esses livros não durarão. Para serem duráveis, as páginas têm de ser dobradas em conjuntos conhecidos como "assinaturas" e então costuradas na encadernação com fio forte.
Cola
A cola serve para vários propósitos na encadernação de livro. Ela prende as páginas finais na capa e na quarta capa, o que ajuda a manter o bloco de texto dentro da encadernação. Em muitos casos, ela substitui a costura na lombada.
Unindo o papel à encadernação
As distintivas lombadas elevadas encontradas nas espinhas de livros antigos não são meramente decorativas. Elas são as fortes cordas que prendem o bloco de texto à encadernação. Esse é o melhor método e é a razão por que muitos livros bastante antigos ainda estão inteiros.
Materiais
O papel pode ser feito a partir de uma variedade de materiais, incluindo linho, erva e madeira. As encadernações podem ser feitas de materiais como papel, cartolina, entretela e couro.