Dicas para encabrestar um cavalo novo pela primeira vez

Autor: Robert Simon
Data De Criação: 24 Junho 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Ensinando potro a cabrestear com uma técnica simples e rápida, Sidney F. Cardoso.
Vídeo: Ensinando potro a cabrestear com uma técnica simples e rápida, Sidney F. Cardoso.

Contente

Em condições ideais, um potro é domado um pouco depois de nascer ou quando é desmamado. Se as circunstâncias impedirem que isto ocorra no prazo correto, a maior ferramenta de um domador será a paciência. Como todas as coisas que os humanos fazem com cavalos domesticados, domá-los vai contra a ética dos instintos naturais dos cavalos. Um cavalo novo não resiste a quem quer domá-lo porque ele é incorrigível; ele resiste porque em sua natureza, esta é a maneira como ele é programado para reagir.


Os instintos de um cavalo dizem a ele que saia correndo (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Isolamento

Coloque o potro em um espaço confinado, quanto mais livre de distrações, melhor. Não pode haver mais ninguém no recinto, para que o animal consiga se concentrar no domador. Um estábulo é a melhor opção, mas um curral ou outra área de confinamento também é aceitável. Tente levar um cavalo alfa na frente, um que o potro costuma seguir, imediatamente soltando o cavalo alfa na hora que conseguir confinar o potro. Seu animal precisa ver o domador agora como o alfa.

Leve o cavalo a um espaço confinado (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Anule seus sentimentos

Anule o tato do cavalo ao tocar em diversas partes do animal. Se isto já foi feito, concentre-se em sua cabeça e orelhas. Com jeito, coloque uma pequena pressão entre as orelhas do animal. Assim que o cavalo abaixar sua cabeça em resposta a esta pressão, retire as mãos. Ensiná-lo a abaixar a cabeça ajuda-o em todos os aspectos do treinamento, inclusive na hora de domá-lo. Em seguida, coloque pressão sobre seu nariz, novamente soltando a mão assim que ele abaixar a cabeça.


Anule os sentimentos com cabresto

Repita o exercício de anulação de sentimentos com um cabresto, esfregando-o por todo o corpo e cabeça do potro, concentrando-se mais na cabeça e orelhas. Faça isso em cada um dos lados de seu corpo e cabeça, uma vez que o cérebro do cavalo aprende em um lado e depois no outro, independentemente. Exerça pressão entre as orelhas do cavalo e no seu nariz com um cabresto, para que o animal se familiarize com a combinação de pressão e tato do cabresto. Retire a pressão imediatamente após o cavalo relaxar e cumprir a ordem.

Colocando o cabresto

Quando o potro está ao ponto de anular seus sentidos através do cabresto, quando ele está relaxado a cada vez que é exposto a ele, coloque o cabresto com cuidado sobre seu nariz e aperte rapidamente o cinto no pescoço. Ele provavelmente não vai se mexer enquanto você coloca o cabresto. Assim que ele perceber que o cabresto ficou, veja se ele não ficou preso em nada. Retire o cabresto após algumas horas, mas coloque-o imediatamente em seguida. Repita o procedimento por vários dias. Não deixe um cabresto em um cavalo sem supervisão, a menos que ele tenha um dispositivo de segurança que elimine o cabresto, caso ele agarre em algum outro objeto.


Um cavalo jovem logo se acostuma a usar um cabresto (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)