Contente
Gatos são famosos por serem independentes, mas podem ser treinados. No entanto, quando você tem um gato levado, desobediente e difícil, o trabalho é ainda mais difícil. Você precisará de muita paciência e senso de humor. Treinar um gato significa aprender a cooperar com ele mais do que ensiná-lo a fazer o que você quer para que ambos fiquem contentes.
Instruções
Treinar gatos é mais uma questão de cooperação do que de obediência (Photos.com/Photos.com/Getty Images)-
Se seu gato estiver urinando ou defecando fora a caixa de areia, compre areia de outra marca. Alguns gatos não gostam de determinadas marcas, o que é compreensível. Não é agradável para eles fazerem suas necessidades em uma pilha de pedras afiadas, arenosas e com cheiro de perfume barato.
-
Se seu gato estiver derrubando certas coisas repetitivamente, não deixe coisas espalhadas que ele consiga derrubar. Tire aquele vaso do alcance do gato.
-
Se já tiver todas as diferentes marcas de areia e o gato continuar usando lugares indevidos, você precisará recorrer ao jornal enrolado e à pistola d'água. Certifique-se que o jornal não esteja enrolado muito apertado para não machucar o gato, apenas aborrecê-lo, e acerte o no focinho com a pistola d'água quando pegá-lo em flagrante. Você também pode esguichar água no gato várias vezes. Repita, repita, repita.
-
Alimente o gato apenas algumas vezes por dia. Não ceda aos apelos. Novamente: não seja feito de bobo. Gatos podem não ser muito espertos em muitas maneiras, mas são ótimos controladores. Você tem que vencê-los no jogo deles quando necessário.
-
Se o gato estiver arranhando você ou seus convidados, esforce para expulsá-lo do ambiente. Use o jornal ou a pistola d'água, se necessário.
-
Mais treinamento para a caixa de areia: quando pegar o gato usando outro lugar que não seja a caixa, castigue-o com o jornal e a pistola de água, depois coloque-o na caixa de areia. Segure-o lá por alguns momentos. Se ele não fizer uso da caixa de areia, cave um pouco com os dedos para demonstrar como usar. Você é a mãe, então haja de acordo. Não puna. Ensine. Demonstre.
-
A crueldade não faz um gato malvado comportar-se melhor, apenas piorará seu comportamento. Não o machuque. Não o tranque dentro de um espaço confinado como uma jaula, a não ser que você esteja viajando. Seja bondoso, ou o o gato punirá com mau comportamento.
Dicas
- Todos os gatos são únicos e têm sua psicologia própria. Tentativa e erro, além de ter vários gatos ao longo da vida, são modos de aprender a treinar um gato.
O que você precisa
- Gato levado, desobediente e difícil
- Ração para gatos
- Caixa para gatos
- Jornal enrolado
- Pistola d'água