Contente
- Use uma broca específica para Plexiglas
- Use fita adesiva
- Use um apoio
- Use um lubrificante
- Não tenha pressa
- Remova os detritos
- Deixe a broca esfriar
- Use uma furadeira de bancada
- Faça furos-guias
Plexiglas (um tipo de acrílico) é um material resistente, mas também quebradiço. Ao perfurá-lo ou cortá-lo, devem ser tomados cuidados especiais e utilizadas as ferramentas corretas para não lascá-lo ou quebrá-lo. Você deve sempre usar equipamentos de proteção como óculos e luvas de segurança ao perfurar qualquer coisa para evitar lesões.
As brocas comuns não são projetadas para plásticos (5 drill bit set image by Horticulture from Fotolia.com)
Use uma broca específica para Plexiglas
Brocas de Plexiglas são projetados especificamente para perfurar acrílico e outros plásticos. Elas têm um ângulo de 60° na ponta ao invés do ângulo de 90° presente na maioria das brocas. Elas também são projetadas para serem menos agressivas e não corroer tanto o acrílico como uma broca para metal ou madeira. Por se tratar de uma ferramenta de uso muito específico, elas não são muito fáceis de encontrar em lojas de ferramentas.
Use fita adesiva
Coloque uma pedaço de fita adesiva de alta qualidade sobre o local onde você deseja perfurar, pois isso irá ajudar a reduzir o lascamento. Não use fitas plásticas ou com colas fortes, pois isso dificultará a limpeza do acrílico depois da perfuração.
Use um apoio
Coloque um pedaço de acrílico ou MDF por baixo da peça que você for perfurar. Use uma pinça com proteção estofada para segurar as peças com firmeza, mas evite apertar excessivamente, pois isso poderá estalar o material Usar uma outra peça como apoio irá diminuir o risco do broca trincar ou lascar o acrílico.
Use um lubrificante
O lubrificante reduzirá a quantidade de atrito criado durante o processo de perfuração. Certifique-se de usar um produto próprio para plásticos, como use óleo mineral ou cera, já que outros lubrificantes podem dissolver o acrílico.
Não tenha pressa
Não force a broca; deixe que ela trabalhe pra você. Ao aplicar muita pressão na ferramenta, você criará mais força na ponta, o que aumentará o atrito e o calor. Isso irá reduzir a capacidade da broca furar corretamente o acrílico.
Remova os detritos
Se você for perfurar um buraco grande ou profundo, remova frequentemente os resíduos resultantes do buraco para reduzir o atrito e permitir espaço para a broca trabalhar. Uma boa alternativa é usar ar comprimido, pois além de retirar os detritos ele ajudará a resfriar a broca.
Deixe a broca esfriar
A perfuração gera atrito, o que provoca calor, que irá derreter o acrílico e tornar a broca menos eficaz. Para evitar danificar a sua peça de acrílico, dê intervalos para a broca esfriar. Isso é muito importante se você estiver fazendo vários furos ou um buraco muito profundo.
Use uma furadeira de bancada
Se você não tiver firmeza na mão para segurar a peça enquanto faz a perfuração, você pode optar por usar um furadeira de bancada para estabilizar o material na hora da atividade. Essa ferramenta irá permitir que você se concentre apenas em controlar a velocidade da broca e mantê-la centralizada.
Faça furos-guias
Se você precisar fazer um buraco grande, você deve primeiro fazer um furo-guia e depois ir aumentando gradativamente. Você também pode usar uma serra-copo ou cortador circular se precisar fazer um buraco maior do que a sua broca for capaz. Se você optar por usar a serra-copo, escolha uma com dentes muito finos e tome cuidado com superaquecimento e derretimento do plástico. O segredo é começar devagar.