Contente
O envernizamento de um violino lhe dá uma aparência brilhante. Verniz é uma película transparente, que dá grande proteção e, é usado, principalmente, em acabamentos em madeira. É uma combinação de resina, óleo de secagem e diluente que, irá deixar o violino brilhante e com uma sensação de suavidade. O verniz é adicionado ao violino quando ele é fabricado e, meses e anos mais tarde, para manter sua aparência de novo.
Instruções
Um violino envernizado-
Passe uma base no violino. Este é um revestimento que irá adicionar cor à madeira e terá elementos de vedação parciais incluídos, que vão impedir o verniz de adentrar totalmente na madeira do violino. Esta base é constituída por uma cera, cola e minerais. É vendida pré-misturada, em lojas que vendem violinos. Mas, você também pode fazer a sua própria, com uma mistura de clara de ovo, mel e goma arábica.
-
Desenvolva seu próprio verniz. Use um óleo de noz combinado com uma resina âmbar. Você pode explorar os vários tipos de vernizes e escolher o que você sente que ficará melhor para o seu violino. Por exemplo, use 45g seedlac, 7,5 gramas de goma elemi, 200ml álcool, e 9ml de óleo de lavanda. Isto terá de ser colocado em um frasco de vidro e permanecer em repouso durante várias horas. Mexa 2 vezes por dia até resíduos de seedlac aparecerem no fundo do frasco. Isto vai levar de 1 a 3 semanas. Ferva por 7 minutos, deixe esfriar, e ferva novamente por 7 minutos. Em seguida filtre até que não haja mais nenhuma sujeira saindo no filtro. Esperar que esfrie de modo a ser usado como verniz.
-
Passe o verniz com um pincel pequeno com cerdas macias. Isso terá de ser feito em suaves movimentos verticais, a fim de evitar marcas que precisarão ser retocadas. Deixe ao sol para secar.
-
Dê um retoque no verniz. Use uma escova pequena e adicione verniz nos pontos que ficaram sem. Espere até que seque novamente e, então, remova as marcas de pincel com uma lixa abrasiva com 1800-6000 grits. Isso dará ao violino um polimento suave.
-
Dê um polimento ao violino com um pano macio, óleo mineral e álcool. Use uma combinação de 50/50 de óleo mineral e álcool e mergulhe o pano na mistura. O óleo mineral atua como um lubrificante para evitar que o tecido fure, ao passo que, o álcool elimina as marcas de pincel. Mantenha um movimento uniforme, a fim de evitar um polimento desigual.
Dicas
- O polimento deve ser feito com um movimento circular e suave para não remover o verniz.
O que você precisa
- Você irá precisar de:
- Um pequeno pincel com cerdas macias
- Verniz
- Pano
- Álcool
- Óleo mineral
- Óleo de lavanda / óleo de noz
- Seedlac
- Jarra de vidro
- Caldeira / fogão
- Esponja abrasiva