Contente
Embora semelhantes em muitos aspectos, existe um certo número de diferenças entre as regiões de taiga e tundra. Ambas são lugares inóspitos e frios, no entanto, a localização e as formas de vida presentes diferenciam essas duas regiões.
Taiga e tundra são lugares inóspitos e frios (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
Localização
A tundra é literalmente o topo do mundo e é localizada na região do polo norte da terra. A taiga, por sua vez, se estende da Eurásia até a América do Norte, logo abaixo da tundra.
Temperaturas
Os invernos são longos em ambas as regiões, com a neve caindo na taiga e na tundra associada a ventos fortes e secos, praticamente sem precipitações. As temperaturas médias estão bem abaixo de zero em ambas as regiões, com temperaturas duas vezes mais frias na tundra. Os verões na taiga são agradáveis, úmidos e chuvosos, enquanto na tundra as temperaturas permanecem muito baixas por volta de 4°C.
Flora
Árvores coníferas, como pinheiros e abetos, são abundantes na taiga. Na tundra, por sua vez, tudo que se encontra são arbustos pequenos, ervas e musgos. Em ambos os locais, a flora tende a crescer unida em grupos (uma maneira de proteção contra o frio).
Fauna
Ambas as regiões possuem espécies de animais que se adaptaram às condições adversas, algumas adicionando camadas de gordura, outros hibernando quando a oferta de alimentos torna-se escassa. Outras ainda, migram para o sul para fugir do frio intenso.
Estação de crescimento
Com longos invernos, as estações de crescimento são curtas em ambas as regiões. Na taiga, os verões possuem de 50 a 100 dias livres de geadas. Na tundra, o permafrost está a menos de 2 metros abaixo da superfície, e a estação de crescimento possui dois meses de duração ou menos.