Diferenças entre teanina e L-teanina

Autor: John Pratt
Data De Criação: 15 Janeiro 2021
Data De Atualização: 25 Novembro 2024
Anonim
Diferenças entre teanina e L-teanina - Artigos
Diferenças entre teanina e L-teanina - Artigos

Contente

A L-teanina é um aminoácido não formador de proteínas, solúvel em água e muito utilizado no tratamento de ansiedade e hipertensão. Nas literaturas médica e comercial, a L-teanina é muitas vezes citada indistintamente da teanina, mas, de fato, existem diferenças.


A teanina difere da L-teanina em alguns aspectos (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Noções básicas

A maior parte dos aminoácidos existem na conformação D ou L. Estas duas nomenclaturas se referem à espiralização da cadeia. A forma L desse aminoácido é normalmente considerada segura para o consumo humano. A L-teanina é encontrada naturalmente em chá verde e alguns cogumelos. A D-teanina não ocorre naturalmente em alimentos.

Indicações

Um estudo publicado em psicologia biológica em janeiro de 2007 descobriu que a L-teanina é eficaz no tratamento de condições como a ansiedade e a hipertensão. O NIH (National Institutes of Health) publicou estudos confirmando a adição a alguns medicamentos para câncer como a doxorrubicina. A L-teanina também parece aliviar a insônia, prevenir demência e proporcionar benefícios cardiovasculares, apesar destas informações ainda não possuíram embasamento científico suficiente. Não há atualmente contraindicações conhecidas para a L-teanina.


Dosagem

Há poucos dados para determinar uma dosagem recomendada de L-teanina para qualquer uma de suas indicações. Como em qualquer administração de medicamento ou suplemento dietético, a idade, o quadro clínico do paciente e sua saúde em geral devem ser levados em conta antes da indicação de tratamento. Consulte seu médico sobre a possibilidade de ingerir este composto no seu caso em particular.

Avisos

Apesar de considerada segura pela FDA (Food and Drug Administration), a L-teanina não é recomendada para mulheres grávidas ou lactantes. Por sua propriedade de reduzir a pressão sanguínea, interações podem ocorrer se combinada com medicamentos anti-hipertensivos ou estimulantes.

Além disso, suplementos de teanina podem conter extratos de ambas as conformações do aminoácido, D e L. Como a D-teanina não ocorre naturalmente em alimentos e ainda não há estudos sobre seus efeitos no corpo humano, é importante procurar aconselhamento por um profissional da saúde ao escolher o suplemento de teanina.


Outros nomes

A L-teanina também é conhecida como 5-N-etil-glutamina, gamma-etilamina-L-ácido glutâmico, gamma-glutamiletilamida, N-etil-L-glutamina ou simplesmente teanina.