Contente
Em um comercial da Coca Zero, dois representantes da marca são submetidos a um teste. Um deles, vendado, toma um gole da tradicional e da Zero e não consegue distinguir qual é qual. A mensagem passada no comercial é de que a Coca Zero, embora muito mais saudável, tem o sabor tão parecido com a tradicional, que nem mesmo os próprios funcionários conseguem perceber a diferença. Se isto é verdade ou não, é uma decisão que o consumidor deve tomar. Mas as duas bebidas variam em relação ao seu valor nutricional e afetam o corpo de diferentes maneiras.
Coke (coke's drop image by Marcin Wyłuda from Fotolia.com)
Ingredientes
As duas bebidas são compostas por água, corantes e conservantes. A principal diferença entre uma e outra, é que a tradicional usa xarope de milho com alta frutose como adoçante principal e a Coca Zero usa aspartame. Os dois adoçantes passaram por exames para eventuais problemas à saúde, mas ambos foram aprovados pela FDA (agência do Departamento de Saúde americano) para consumo humano.
Calorias
Um copo de 420 ml de Coca-Cola contém 170 calorias enquanto o mesmo tanto da Coca Zero contém zero. Todas as calorias da Coca-Cola vêm do seu açúcar. A Zero não tem valor calórico porque o seu adoçante - aspartame - é duzentas vezes mais doce que o açúcar. Sendo assim, em sua produção é necessário muito menos aspartame para atingir o nível adocicado desejado, limitando as calorias na Coca Zero.
Sódio
Devido aos seus conservantes, as duas bebidas contém sódio. Em uma amostra de Coca-Cola, há 55 mg de sódio, enquanto na Zero, há 50 mg. Excesso de sódio na dieta causa aumento da pressão sanguínea e o risco de problemas cardiovasculares. A USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) recomenda que a maioria dos adultos consuma menos que 2,3 mg de sódio por dia e, menos que 1,5 mg, a partir dos 51 anos de idade.
Açúcar e carboidratos
A Coca-Cola contém 46 g de carboidratos por amostra, e tudo isso existe em forma de açúcar enquanto a Coca Zero contém zero. Carboidratos são macronutrientes usados primariamente para energia. Os adultos precisam de 225 a 325 gramas de carboidratos por dia. A maioria desses carboidratos ingeridos deveriam ser complexos, como grãos e feijão, no entanto, o açúcar é um carboidrato simples que pode resultar em diabetes, ganho de peso e problemas cardiovasculares quando consumido excessivamente.