Contente
Aprender pode ser descrito como o processo que leva uma pessoa a mudar o seu comportamento permanente ou potencialmente. Em suma, o que quer que você aprenda altera a maneira como você vê o seu entorno. A psicologia comportamental é uma maneira de explicar o processo de aprendizado. Os três principais tipos de aprendizado incluem condicionamento clássico, condicionamento operante e aprendizado observacional.
Na psicologia, existem várias teorias sobre o processo de aprendizado (girl playing with blocks image by Cherry-Merry from Fotolia.com)
Condicionamento clássico
O condicionamento clássico é um processo de aprendizado em psicologia em que um estímulo neural é associado a um estímulo que evoca uma resposta emocional. Um exemplo foi aquele em que Pavlov fez um cachorro associar o cheiro de comida ao soar de uma campainha. A campainha era o estímulo neural e, uma vez feita a associação entre o tocar da campainha e a comida, o som de qualquer campainha provocaria uma resposta no cachorro. Esse tipo de aprendizado é útil para se tratar de problemas de fobias ou ansiedade. Usar a situação de fobia ou ansiedade e associá-la a estímulos agradáveis pode ajudar a pessoa perturbada a aprender uma nova associação para esse problema.
Condicionamento operante
O condicionamento operante, por outro lado, é aquele em que a probabilidade de um comportamento decrescente ou crescente é seguido de punição ou reforço positivo. O condicionamento operante pode ser mais bem descrito como "aprendendo pelas consequências". Ele foi primeiramente estudado por Edward Thorndike e depois por B. F. Skinner. Este último divisou um experimento pelo qual colocava ratos e pombos em uma caixa na qual tinham de pressionar uma alavanca para pedir comida. Eles logo aprenderam a pressionar a alavanca para conseguir comida. Isso funciona para pais que punem os filhos por comportamentos que eles acham indesejáveis.
Aprendizado observacional
A teoria do aprendizado social, também conhecida como aprendizado observacional, é aquela em que o comportamento de uma pessoa muda após ver o comportamento de outras. Se alguém testemunha algo que é bem sucedido e recompensador para outra pessoa, ele tentará a mesma coisa para si mesmo. Por exemplo, as crianças observam o comportamento dos pais, enquanto os adolescentes têm mais propensão a imitar o comportamento dos seus colegas. Pessoas atraentes e celebridades também são exemplos com os quais muitos podem se identificar. Um exemplo da teoria de aprendizado social é o uso de propaganda na televisão e nas revistas: os objetos ou pessoas nesses anúncios são apresentados como desejáveis e, como resultado, os observadores os copiam ou compram esses objetos.