Contente
Quando se está doente, o nariz, os ouvidos, ou ambos, podem ficar entupidos devido ao acúmulo de muco nessas regiões. O muco pode causar congestão na cabeça e no peito, levando a uma sensação de "entupimento". Às vezes, a pessoa não consegue se livrar desse incômodo, mesmo depois de assoar o nariz repetidas vezes. Pode-se limpar o nariz e os ouvidos inalando ou ingerindo alguns tratamentos fitoterápicos, que afinarão o muco, permitindo que ele seja tossido ou espirrado para fora do corpo.
A sensação de congestão nasal pode ser difícil de ser eliminada
Inalação de vapores de hortelã
Encha a pia da cozinha ou do banheiro com água quente. Se o aquecedor da torneira não conseguir deixar a água suficientemente quente para liberar vapor, ferva-a no fogão. Coloque dois saquinhos de chá de hortelã na água e misture-os com uma colher. Pode-se comprar esses chás em supermercados locais ou lojas de artigos naturais. Deixe-os na água. Coloque uma toalha de banho grande na parte de trás de sua cabeça e, conforme se inclina sobre a pia, estique o tecido para que se fique dentro de uma tenda de vapor. Inale e exale vagarosamente através do nariz e vire a cabeça de maneira que o vapor flua diretamente para dentro dos ouvidos. Respire profundamente pela boca, para abrir os pulmões. Repita depois de intervalos de algumas horas, conforme for necessário.
Óleo de orégano
Algumas gotas de óleo de orégano debaixo da língua podem limpar os sinos e desentupir os ouvidos. Pode-se comprar esse composto em lojas de artigos naturais. Também pode-se misturar algumas gotas do óleo com água ou suco, e bebê-lo. Depois de 15 minutos, começa-se a expectorar. Cuspa qualquer muco que saia quando tossir ou assoar o nariz. Continue a tomá-lo duas vezes ao dia até que os sintomas desapareçam.
Carrapicho
O carrapicho é uma erva que reduz o muco, que é cientificamente conhecida como Petasites hybridus. De acordo com o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, alguns estudos mostram que o carrapicho possui efeitos similares aos das drogas anti-histamínicas isentas de prescrição. É recomendado que se tome 500 g de carrapicho por dia por não mais que 12 semanas para aliviar os sintomas. Se os sintomas durarem mais do que esse período de tempo, vá ao médico. Os efeitos colaterais dessa erva incluem dores de cabeça, dores de estômago e sonolência. Se esses efeitos se sobrepuserem aos benefícios da medicação, interrompa o uso imediatamente.