Contente
- Comportamento sexual feminino
- Comportamento sexual masculino
- Sinais masculinos de agressão
- Sinais femininos de agressão
- Pavoneio
- Sons
Endêmicas da Austrália, as calopsitas são um dos pássaros de estimação mais populares do mundo. Assim como os outros animais, as calopsitas machos e fêmeas se comportam de forma diferente e exibem diferentes linguagens corporais e traços de personalidade. Isso não só é útil para determinar se a sua calopsita está se comportando de forma adequada para o seu sexo, mas também pode ser útil ao realizar a sexagem de uma calopsita de sexo desconhecido.
As calopsitas machos possuem diferentes traços de personalidade em relação às fêmeas (light blue cockatiel image by Ken Marshall from Fotolia.com)
Comportamento sexual feminino
Quando está pronta para acasalar, a calopsita fêmea inclina a cabeça para a frente, levanta a cauda e gorjeia suavemente.
Comportamento sexual masculino
O macho bate nas barras da gaiola, nas tigelas de comida, nos brinquedos e em qualquer superfície disponível para chamar a atenção de uma fêmea quando está pronto para o acasalamento. Talvez também esfregue sua cloaca em brinquedos, poleiros ou qualquer outro objeto disponível e agitar rapidamente sua cauda se estiver excitado ou pronto para acasalar. Os machos também tendem a balançar a cabeça para chamar a atenção das calopsitas fêmeas.
Sinais masculinos de agressão
As calopsitas machos levantam uma pata como sinal de agressão quando se sentem ameaçadas. As fêmeas às vezes também levantam uma pata, mas esse comportamento é principalmente masculino.
Sinais femininos de agressão
As fêmeas são menos propensas a sibilar e morder do que as calopsitas machos.
Pavoneio
As calopsitas machos adoram pavonear, levantando as asas e estufando o peito. Elas também emitem sons de chamada enquanto pavoneiam para garantir que sejam percebidas.
Sons
Os machos são mais vocais do que as fêmeas (muito poucas calopsitas fêmeas são vocais). Os machos assobiam e imitam vozes e uma variedade de sons começando aproximadamente aos seis meses de idade. Ao assobiar, os machos também colocam as asas para trás em formato de coração. Eles passam grande parte do dia tagarelando e assobiando para si mesmos ou para qualquer um que ouça.