Contente
- Definição
- Efeitos possíveis
- Mecanismo de ação
- Absorção de medicamentos
- Distribuição do medicamento
- Metabolização e eliminação do medicamento
Disciplina científica primeiramente ministrada no século XIX, a farmacologia facilitou a descoberta e o desenvolvimento das terapias medicamentosas modernas. Efeitos farmacológicos são um aspecto chave da farmacologia.
A farmacologia é fundamental no desenvolvimento de terapias medicamentosas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
Definição
O termo "farmacologia" vem das palavras gregas "pharmakos (medicamento ou droga) e "logos" (ciência). Assim, a farmacologia é a ciência dos medicamentos, incluindo sua origem, propriedades, mecanismos de ação e interações. A expressão "efeito farmacológico" normalmente refere-se ao efeito de uma substância em um organismo, como o corpo humano. "Farmacodinâmica" é um termo equivalente.
Efeitos possíveis
Efeitos farmacológicos podem ser terapêuticos, tóxicos ou letais. A expressão "efeito terapêutico" descreve uma situação em que um medicamento é utilizado com sucesso no tratamento de uma determinada condição. A toxicidade, por outro lado, consiste em efeitos prejudiciais ao organismo. Os efeitos letais, que causam a morte, estão frequentemente relacionados à dosagem.
Mecanismo de ação
Apesar dos detalhes variarem para cada medicamento, o mecanismo de ação tipicamente envolve receptores e efetores. Os receptores são substâncias específicas que interagem com o medicamento no corpo. Os efetores traduzem esta interação em alterações no corpo, produzindo os efeitos farmacológicos.
Absorção de medicamentos
A forma de administração de um fármaco influencia seu efeito farmacológico. Isso acontece porque o medicamento deve ser transportado de sua via de entrada até o tecido ou órgão alvo (que apresenta a doença). A quantidade de princípio ativo disponível no sítio de ação depende da via de administração, seja oral, retal, por injeção, tópica ou outra.
Distribuição do medicamento
Outro fator que influencia o efeito farmacológico é a distribuição do fármaco em seus sítios alvo no corpo. A distribuição pode variar conforme o tamanho do tecido a ser tratado, a perfusão sanguínea no tecido e a solubilidade do medicamento.
Metabolização e eliminação do medicamento
Efeitos farmacológicos também dependem da metabolização do fármaco, ou as ações do corpo em relação ao medicamento. A metabolização pode resultar, por exemplo, na redução do efeito farmacológico, neutralização da ação do princípio ativo ou aumento da toxicidade da substância. Efeitos farmacológicos normalmente possuem uma duração limitada porque o corpo metaboliza e excreta as substâncias administradas.