Contente
O difosfato dissódico é um aditivo químico e um conservante. Ele possui muitos pseudônimos, como hidrogenofosfato dissódico, hidrogenofosfato de sódio e fosfato de sódio dibásico. Ele é um pó branco sem odor e, devido à sua valência maior do que dois, pode se ligar a muitos outros elementos químicos.
O difosfato dissódico faz o pão crescer (bread image by Irina Kodentseva from Fotolia.com)
Conversão
O composto pode converter nitrito de sódio em dióxido de nitrogênio. O nitrito de sódio é um sal incolor ou amarelado usado como conservante de carnes e como um antídoto para envenenamento por cianeto. Além, disso, ele também pode dilatar vasos sanguíneos. O dióxido de nitrogênio é um gás marrom avermelhado altamente oxidante e tóxico. Essa é uma área na qual a conversão para outra substância não é necessária.
Reconhecido como seguro
O difosfato dissódico dá cor aos alimentos ou previne a descoloração dos mesmos. Ele é usado para tingir cachorros quentes nas suas embalagens. Ele também é usado na embalagem de batatas fritas para prevenir o escurecimento e a oxidação da batata. O composto geralmente é reconhecido pela sua segurança para o uso em alimentos, mas existem ressalvas, já que o seu uso em grande quantidade pode levar a níveis desbalanceados de minerais no corpo e perda óssea.
Assando pães
O difosfato dissódico é usado em frutos do mar enlatados para reter a cor e evitar a decomposição durante o transporte do local de produção para as lojas. Ele também é usado como fermento para diferentes tipos de pão. Um fermento é uma substância que age como uma levedura para fazer o pão crescer.
Usos industriais
O difosfato dissódico é um agente tamponante e uma base de Lewis, ou seja que doa elétrons, atraindo-lhes para junto de outros compostos, neutralizando as substâncias. Também tem usos industriais: pode remover manchas de ferro e estabilizar o peróxido de hidrogênio. Ele é usado para limpar as máquinas usadas em fazendas de laticínios, e também para remover pelos de porcos e penas de galinhas antes do seu abate. Além disso tudo, usa-se o difosfato dissódico na produção de plásticos.
Fazendo queijo
O difosfato dissódico é adicionado ao coalho de caseína como um conservante de alimentos e para deixar certos alimentos comestíveis. O coalho é o revestimento do estômago do gado (tripa) usado para coagular o leite. A caseína é uma fosfoproteína do leite produzida quando o coalho coagula o leite. O difosfato dissódico também faz o leite coalhar ou coagular e é usado como uma substância principal na fabricação de queijo.