Como identificar rochas de granito

Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 10 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Dezembro 2024
Anonim
ROCHAS MAGMÁTICAS (GRANITO)
Vídeo: ROCHAS MAGMÁTICAS (GRANITO)

Contente

Provavelmente você não sabe com que frequênia esteve olhando para um granito. Resistente à erosão e durável, ele é usado geralmente para monumentos e prédios. As rochas de granito fazem parte da classe de rochas ígneas, formadas pelo resfriamento lento de bolsões de magma presos entre a superfície da terra. Como você pode saber então que está olhando para um granito?


Instruções

El Capitan do Parque Nacional Yosemite -- Um grande monolito (Patrick Walsh, Photographer)
  1. Inspecione a rocha cuidosamente. O granito tem grânulos cristalinos grandes e organizados com proximidade. Um granito clássico tem uma aparência de "sal e pimenta", com grânulos pretos e brancos.

  2. Procure por quartzo na rocha. O granito sempre consiste de quartzo e feldspato, o que dá a ele geralmente uma cor clara, quase brilhante, que vai de um branco quase translúcido (do quartzo) até um rosa pálido (do feldspato). Esta cor mais clara é misturada com grânulos de outros mineiras mais escuros, criando o efeito "sal e pimenta".

  3. Olhe para o padrão da fratura. Por causa de sua estrutura cristalina, o granito se fratura naturalmente em planos, resultando em um formato com pedaços grosseiros. A erosão gradual por água e gelo chanfra isto em lisura, como caracterizado pelos Domos de Granito do Parque Nacional Yosemite.