Contente
Os diodos varactores, também chamados de varicaps, são dispositivos semicondutores que se comportam como capacitores variáveis. Quando polarizados inversamente, têm uma capacitância que varia conforme a tensão aplicada. Eles são mais frequentemente utilizados em aparelhos que necessitam de ajuste eletrônico, como os rádios.
Quando polarizados inversamente, os diodos varactores têm uma capacitância que varia conforme a tensão aplicada (Omegatron)
Importância
Os diodos varactores são comumente encontrados em equipamentos de comunicação, onde o ajuste eletrônico é uma necessidade. Eles são importantes componentes ou aplicações de frequência de rádio.
Identificação
Além de serem referidos como varicaps, os varactores também são conhecidos como capacitores de tensão variável e como diodos de sintonia. Seu símbolo é um diodo colocado diretamente ao lado de um capacitor. No aspecto, eles podem se parecer com capacitores ou diodos regulares.
Operação
A capacitância de um varactor diminui quando a tensão inversa fica maior. Ele é geralmente colocado em paralelo com um indutor para formar um circuito ressonante de frequência. Quando a tensão inversa muda, o mesmo ocorre com a frequência ressonante, razão pela qual os varactores podem ser substituídos por capacitores sintonizados mecanicamente.
Função
Os diodos varactores são encontrados em rádios, receptores FM, televisores e microondas.
Compreensão de especialista
O efeito de capacitância de tensão variável ocorre em todos os diodos, mas os varactores são feitos especificamente para esse fim. Em um díodo de polarização reversa, a camada de depleção torna-se mais ampla quando a tensão reversa aumenta. Isso obriga a capacitância a tornar-se menor, o que é equivalente a puxar em separado as placas dos capacitores. A força desse efeito de capacitância depende da quantidade de dopagem utilizada, pois o nível de dopagem determina a largura da camada de depleção, mediante a aplicação de uma tensão reversa.
Advertência
Os circuitos varactores são utilizados em situações de alta tensão, como por exemplo nos televisores, e essas tensões podem ser tão elevadas quanto 60 V. O uso incorreto desses dispositivos pode, portanto, ser perigoso, e, por isso, um eletricista profissional deverá ser chamado.