Contente
Poliacrilamida é um gel criado para o procedimento de eletroforese, uma técnica utilizada em biologia molecular e bioquímica para separar macro moléculas. Ele é um polímero entrecruzado de acrilamida, e por ser uma ligação acústica média, pode ser usado para terapia de ultrassom localizada. Enquanto a acrilamida é altamente tóxica, os ingredientes utilizados para fazer o gel de ultrassom não são tóxicos e são seguros para serem usados por profissionais médicos treinados.
Gel de ultrassom: seguro e não irrita a pele (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
Propilenoglicol
O propilenoglicol é um óleo orgânico de dupla composição, frequentemente utilizado para fins cosméticos. Ele é utilizado como lubrificante no gel de ultrassom, o que resulta em uma retenção de umidade. Em combinação com outros ingredientes, o propilenoglicol normalmente não irrita a pele, embora seja tóxico se ingerido.
Glicerina
Glicerina é um poliol composto frequentemente usado na indústria farmacêutica e para fabricar itens como sabão. Ela é neutra, de sabor adocicado e incolor. É um ingrediente ideal para utilizar em géis porque tem efeito solvente e absorve água do ar.
Fenoxietanol
O fenoxietanol é um éter glicol. Ele é muito usado na pele e em outros produtos dermatológicos. É solúvel em água e se separa em fenol e acetaldeído. Em 2008 o U.S. Food and Drug Administration advertiu que o fenoxietanol é potencialmente tóxico e pode causar danos ao sistema nervoso.
Corante
Apesar deles diferirem de marca, muitos géis de ultrassom contém um corante azul, como o FD&C Azul Nº1. Corantes e tintas sintéticas normalmente são feitas de petróleo. Estas tinturas são comumente encontradas na comida, nos cosméticos e nos produtos farmacêuticos.