Contente
Transmissões manuais costumam fornecer um serviço confiável exigindo apenas uma manutenção básica. A engrenagem precisa apenas do tipo e quantidade corretos de óleo para ser mantido em bom estado de conservação. As peças, no entanto, se desgastam ao longo do tempo, pois o cambio está em constante movimento sempre que o motor está funcionando. O rolamento do cambio é propenso a sofrer com a falta de lubrificação mesmo com níveis de óleo apenas ligeiramente deficientes, enquanto que outros componentes podem não ser afetados com a mesma seriedade.
Transmissões manuais devem ser silenciosas e suaves durante a operação (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Ponto morto
Um rolamento de cambio gasto ou defeituoso pode levar a uma operação barulhenta quando se está com o motor ligado mas sem nenhuma marcha estar engatada. O tom ou volume do barulho muda à medida que se acelera o motor e uma leve vibração pode ser sentida. Este sintoma também pode ser causado por qualidade ou níveis de óleo deficientes no motor. Verifique e troque o óleo do motor para eliminar esta possibilidade como origem do barulho antes de condenar o rolamento do cambio.
Marchas
Um barulho constante e excessivo em todas as marchas também pode ser causado por rolamento de cambio defeituoso. O tom do ruído pode mudar de acordo com a velocidade do motor ou demandas de torque. Este sintoma também pode ser produzido por um rolamento de eixo de saída com defeito, exceto se o ruído for interrompido quando o veículo para. O ruído do rolamento do cambio continua enquanto o motor estiver ligado, e é essa a diferença que ajuda a determinar de qual rolamento é a culpa.
Mudanças misteriosas
Um rolamento de cambio gravemente desgastado pode fazer com que a transmissão mude de marcha enquanto o carro estiver andando. Este sintoma normalmente é percebido quando se faz a troca de marcha e às vezes é acompanhado por um estalo (som ou sensação). O excesso de movimento do cambio afeta o alinhamento das marchas, impedindo que a troca de marcha seja completada. O cambio parece se mover sozinho enquanto a força da transmissão desalinhada age sobre ele.
Problemas em dobro
Há muitas coisa que podem duplicar os sintomas de um rolamento defeituoso. Trocas de óleo podem eliminar alguns sintomas enquanto a calibração do cambio pode reduzir alguns e eliminar outros. Sons e ruídos podem parecer vir de muitos dos componentes envolvidos e frustrar tentativas de determinar o problema. Técnicas de diagnóstico complexas podem ser necessárias para apurar as falhas exatas. Se persistirem dúvidas, consulte um profissional para evitar tentativas de reparação ineficazes e caras.