Contente
- Pequenos tremores nas mãos
- Náuseas e diarreia
- Poliúria e polidipsia
- Ganho de peso
- Hipotireoidismo
- Toxicidade do lítio
Lítio (carbonato de lítio) é um medicamento usado para tratar transtorno bipolar e esquizofrenia. Esse medicamento está disponível em comprimidos e líquidos. Pode levar até três semanas até que você veja qualquer melhora nos sintomas, relata PDR Health. Níveis tóxicos da droga podem ocorrer. Se estiver tomando lítio, certifique-se de ter os seus níveis sanguíneos verificados com frequência.
O lítio de fato possui efeitos colaterais (pills and pill bottle image by Effie White from Fotolia.com)
Pequenos tremores nas mãos
Você pode experimentar pequenos tremores nas mãos ao tomar lítio. Pode notar um leve tremor de uma ou ambas as mãos. Se achar que esse sintoma continua a piorar e afeta negativamente suas atividades diárias, entre em contato com seu médico.
Náuseas e diarreia
Náuseas e diarreia são efeitos colaterais comuns de lítio. Esses efeitos secundários podem diminuir ao longo do tempo conforme o seu corpo tem a chance de se acostumar com esta medicação. Se as náuseas e a diarreia tornarem-se graves, pode-se ficar desidratado. Ingira pelo menos seis copos de água por dia. Alimentar-se com uma dieta leve e com várias pequenas refeições ao longo do dia pode ajudar a aliviar náuseas.
Poliúria e polidipsia
Aumento da produção de urina (poliúria) e sede excessiva (polidipsia) são dois efeitos colaterais comuns que normalmente não são problemas sérios, afirma a National Alliance on Mental Illness (NAMI). Estes efeitos secundários podem diminuir à medida que seu corpo se ajusta ao lítio.
Ganho de peso
O ganho de peso é um efeito colateral comum ao tomar lítio. Alimentar-se com uma dieta saudável e exercício diário podem ajudar a evitar o ganho de peso adicional.
Hipotireoidismo
Você pode experimentar o hipotireoidismo ao tomar lítio. Isso causa baixos níveis de hormônio da tireoide no corpo. Sinais e sintomas do hipotireoidismo incluem ganho de peso, pele seca, queda de cabelo, sensibilidade ao frio, depressão e rouquidão. Um simples exame de sangue vai determinar se houver hipotireoidismo. Essa condição é tratada com medicação.
Toxicidade do lítio
Os consumidores devem informar o seu médico imediatamente se desenvolverem falta de coordenação, fraqueza muscular, fala arrastada, náuseas, vômitos, diarreia, confusão ou um aumento de tremores ou agitação, determina a NAMI. Estes são sintomas causados por excesso de lítio no corpo.