Contente
- Efeitos em mulheres grávidas
- Hipersensibilidade e reações alérgicas
- Efeitos oculares
- Efeitos sobre o estômago e sistema nervoso
O Hibiclens é uma marca comercial de um antisséptico e antibacteriano chamado gluconato de clorexidina. Trata-se de um agente de limpeza de pele e bactericida que destrói tanto bactérias gram-positivas como gram-negativas. O Hibiclens pode matar bactérias ao se ligar à superfície do microrganismo, destruindo a membrana celular. Geralmente vendido como antisséptico para a pele, ele é principalmente usado para limpar as mão e para lavar feridas. Assim como todos os fármacos, o Hibiclens também tem certos efeitos colaterais.
Efeitos em mulheres grávidas
A aplicação do Hibiclens deve ser limitada a ferimentos envolvendo danos em camadas superficiais da pele. Contudo, mulheres grávidas ou mães lactantes devem sempre consultar um médico antes de usar esse medicamento. Embora não haja relatos que provem a presença da clorexidina no leite materno, ainda é aconselhável lavar os seios completamente antes de amamentar, especialmente se o fármaco foi utilizado na pele da região.
Hipersensibilidade e reações alérgicas
O gluconato de clorexidina pode ser danoso em concentrações mais altas, já que pode desencadear reações alérgicas sérias e irritação na pele. Ele pode colocar a vida em risco e deve ser evitado ou ao menos cuidadosamente administrado por pessoas que têm alta sensibilidade a esse medicamento. Sugere-se que ele seja para uso externo apenas e não seja colocado nos olhos, nos ouvidos ou na boca. Ele deve ser apenas usado em ferimentos envolvendo as camadas superficiais da pele. Os sintomas alérgicos podem ocorrer se o fármaco entrar em contato com a membrana mucosa de qualquer parte do corpo (ânus, genitália ou boca). O Hibiclens também pode causar bolhas, queimaduras, coceiras cutâneas, descamação da pele e outros sinais de irritação, como vermelhidão ou inchaço da pele, boca, língua, rosto ou lábios, urticária e aperto no peito.
Efeitos oculares
O Hibiclens deve sempre ser mantido longe dos olhos, já que pode causar lesões na córnea. Exposição acidental dos olhos aos agentes com clorexidina durante a preparação pré-cirúrgica do rosto pode às vezes resultar em dor severa, inflamação da conjuntiva e inchaço do epitélio, queratite, perda de células epiteliais da córnea e úlceras córneas crônicas.
Efeitos sobre o estômago e sistema nervoso
Efeitos colaterais gastrointestinais têm sido associados ao uso dos antissépticos de clorexidina, incluindo casos agudos de gastrite (inflamação especialmente da membrana mucosa do estômago) e colite (inflamação do cólon). O gluconato de clorexidina deve ser usado estritamente na área externa no caso do ouvido, sendo que pode levar à surdez. Efeitos colaterais associados ao fármaco podem incluir dor de cabeça.