Contente
O sulfito, também conhecido como dióxido de enxofre, é um conservante natural adicionado ao vinho. Os sulfitos são produzidos pela levedura adicionada ao vinho para fermentação, mas também são adicionados para aumentar a conservação do vinho. Em pessoas que não possuem a enzima para quebrar os sulfitos, podem ocorrer, em níveis elevados, alguns efeitos colaterais desagradáveis.
História
Embora as vinícolas usem os sulfitos para preservar o vinho há 200 anos, os antigos romanos e gregos já o usavam para esterilizar. No entanto, somente no final do século XX começamos a associar os sulfitos a seus efeitos colaterais na saúde.
Alergias
O efeito colateral mais comum relacionado é a reação alérgica ou aversão ao excesso de sulfitos. As reações alérgicas nas pessoas que não possuem a enzima para quebrar o sulfito são geralmente erupção cutânea ou formigamento e inchaço. De acordo com a FDA, os sintomas em pacientes asmáticos são mais severos.
Equívocos sobre dores de cabeça causadas por sulfitos
Há uma ideia de longa data de que os sulfitos causam dor de cabeça em algumas pessoas que consomem vinho. Entretanto, não há estudos que comprovem a ligação entre sulfitos e dores de cabeça. Além disso, os sulfitos estão presentes em inúmeros alimentos como frutas secas e não foram associados a dores de cabeça.
Teorias
Problemas com efeitos colaterais causados por sulfitos são geralmente encontrados em pessoas que têm alergia a ele e, especialmente, a asma. As dores de cabeça associadas ao vinho e não aos sulfitos parecem estar associadas às histaminas, taninos ou ao tipo de uva.
Prevenção
Se você tiver problemas com sulfitos, é bom saber que os vinhos brancos geralmente têm mais sulfitos que os tintos. Os vinhos feitos com uvas orgânicas geralmente têm menos sulfitos e, por lei, não podem ter sulfitos adicionados.