Contente
- Fatores bióticos por tipo
- Fatores abióticos por tipo
- Fatores bióticos por função
- Fatores abióticos por função
Um dos conceitos centrais das ciências naturais é o ecossistema. O prefixo "eco" deriva da palavra grega e latina para "lar", e o termo "sistema", como explica a bióloga Tamara Harms, significa que "as partes não apenas coexistem como se estivessem em um lar, mas elas também afetam umas às outras". Algumas dessas partes são vivas, ou bióticas, e outras são inanimadas, ou abióticas. As florestas possuem esses dois fatores.
As florestas, como os outros ecossistemas, possuem componentes vivos (bióticos) e inanimados (abióticos) (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Fatores bióticos por tipo
As características mais óbvias das florestas são as suas árvores, uma característica biótica predominante. Elas dominam o ecossistema, tanto em termos de visibilidade, como em termos de biomassa, mas são apenas um tipo de organismo vivo no local. Outros fatores bióticos incluem arbustos, plantas com flores, samambaias, musgos, líquens, fungos, mamíferos, aves, répteis, insetos, minhocas e micróbios.
Muitos tipos de plantas coexistem como parte dos fatores bióticos mais óbvios nas florestas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)Fatores abióticos por tipo
A característica abiótica mais notável de uma floresta pode não ser tão óbvia, apesar de sua ubiquidade e importância: a luz do sol. Os fatores abióticos tangíveis incluem o solo, os minerais, as rochas e a água. Mas também os intangíveis, como a temperatura, outros tipos de radiação e a química do solo e água.
A água, como a da chuva, é um dos fatores abióticos no ecossistema das florestas (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)
Fatores bióticos por função
Os ecologistas frequentemente agrupam os fatores do ecossistema pelo papel desempenhado no sistema, e não por aquilo que são em particular, conhecido como uma classificação funcional. Essas funções relacionam o movimento da energia através do ecossistema, e as árvores — mais outras plantas fotossintéticas — são os principais produtores primários. Isso significa que elas convertem a energia solar em energia alimentar, que é usada por outros membros do ecossistema; estes são compostos pelos consumidores primários, os herbívoros, que comem os produtores primários, os consumidores secundários, que são carnívoros e onívoros que se alimentam dos antecessores na cadeia, e os decompositores, ou catadores, como os micróbios e fungos que "consomem os restos e as carcaças" de outros organismos.
Os fungos, um dos fatores bióticos, estão entre os decompositores de uma floresta (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Fatores abióticos por função
Os fatores abióticos de uma floresta entram como menos obviedade nas classificações funcionais, mas tenha em mente que a energia transferida entre as várias categorias bióticas é por si própria um elemento abiótico fundamental. Essa energia ocorre na forma de radiação solar, que inclui a luz visível e o calor (infravermelho); os produtores primários convertem a luz em carboidratos, uma forma de energia consumível pelos outros organismos. A função de outros fatores abióticos depende dos minerais contidos, como o nitrogênio no solo ou o hidrogênio nas moléculas de água.
A luz é a forma principal de energia em uma floresta, tornando-a um dos fatores abióticos principais (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)