Contente
Pode ser uma coisa assustadora quando seu gato ingere veneno para ratos. Isso pode não apenas deixar o gato muito doente, mas também causar a sua morte.
Evite que o seu gato ingira veneno para ratos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Veneno para ratos
O veneno para ratos, também conhecido como raticida, contém produtos químicos que matam os ratos quando são ingeridos.
Ingestão
Os gatos podem sofrer de envenenamento se ingerirem diretamente o veneno ou se comerem um rato morto que tenha ingerido o veneno.
Sintomas
Dependendo do produto químico usado no veneno, podem ocorrer diferentes sintomas. A estricnina é usada como veneno para ratos, toupeiras e camondongos e sua ingestão pode causar agitação ou fazer com que o gato entre em colapso. Outros produtos químicos, como fluoroacetato de sódio, podem causar vômitos, convulsões e dificuldades para urinar ou defecar. De acordo com a American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais), os venenos ingeridos também causam outros problemas de saúde, tais como hemorragia, convulsões ou danos nos rins, os quais podem ser fatais.
Prevenção
Você pode evitar que o seu gato se intoxique com veneno para ratos não deixando o produto em lugar de fácil acesso a ele. Além disso, monitore o gato para garantir que ele não ingira os restos dos roedores mortos infectados. Além disso, manter o gato dentro de casa pode ser uma solução.
Tratamento
Procure seu veterinário imediatamente, pois ele pode recomendar a indução ao vômito, caso o gato ainda não tenha vomitado. Entretanto, o vômito não deve ser induzido se o animal mostrar sinais de dificuldade respiratória ou de comprometimento do sistema nervoso. É possível induzir o vômito pela administração 3% de peróxido de hidrogênio utilizando-se um conta-gotas. A dose deve ser de aproximadamente uma colher de chá para cada 4,5 kg de peso corporal do gato. Em seguida, leve o gato a uma clínica veterinária o mais rápido possível.