Contente
A poesia da Bíblia hebraica utiliza paralelismo para destacar pensamentos e acrescentar equilíbrio nos versículos, relacionando-os uns com os outros. Os três principais recursos usados nos Salmos são sinonímia, antítese e síntese. O Bispo Robert Lowth cunhou o termo "paralelismo" quando descobriu as três principais categorias no início dos anos de 1750.
Instruções
A poesia bíblica utiliza paralelismos para destacar pensamentos e balancear versículos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Procure por paralelismo sinônimo na segunda linha de um versículo que expresse ideias similares aos pensamentos e declarações do primeiro. Exemplos podem ser achados em Salmos 19:1 e 24:2.
-
Encontre paralelismo antitético em versículos onde um pensamento expresso na primeira linha contrasta na próxima linha com uma verdade oposta. Veja Salmos 1:6.
-
Descubra paralelismo sintético em versos que tenham na segunda linha informações contidas no primeiro. Veja Salmos 119:11.
-
Procure paralelismo climático onde a ideia da primeira linha constrói o clímax para os versículos seguintes. Leia Salmos 8:3-4, para verificar a progressão.
-
Descubra o paralelismo quiástico em versículos nos quais os pensamentos se alternam em recurso poético ABBA: a primeira linha se relaciona com a quarta e a segunda com a terceira. Observe Salmos 91:14.
O que você vai precisar
Dicas
- A padrão ABBA na poesia refere-se às linhas 1, 2, 3 e 4. Como letras, denotam o mesmo modelo. Esta técnica é usada até hoje, especialmente em rima; assim, A rima com A e B rima com B.
- Estudos mais avançados demonstram que o balanço e o contrabalanço do paralelismo vai além da relação entre as linhas e de palavras dentro de um versículo.
- Alguns estudiosos bíblicos acrescentam subcategorias aos principais recursos apresentados. O paralelismo na literatura do Velho Testamento continua sendo um estudo bastante fecundo.
- Descubra os mesmos recursos paralelos empregados no livro de Provérbios.
O que você precisa
- Salmos
- Bíblia