Contente
A dor no calcanhar é uma queixa comum de pessoas com problemas nos pés. Mesmo o osso e os ligamentos do calcanhar sendo estruturados para suportar o peso do corpo e aguentar o movimento, o esporão costuma aparecer à medida em que as pessoas envelhecem. Com a idade, o enchimento de tecido ao redor do calcanhar começa a desgastar. Dentre as causas comuns de dor nessa área está o esporão e a fascite plantar, ambos associados à inflamação do tecido na região. Usar sapatos que calcem bem pode ajudar a evitar a dor.
Instruções
A dor no calcanhar é uma queixa comum (Creatas Images/Creatas/Getty Images)-
Escolha um sapato que dará um suporte adequado para seus pés. Vire o sapato de cabeça para baixo. Segure-o pela área dos dedos e dos calcanhares e, em seguida, tente dobrá-lo. O sapato é flexível demais se dobrar no meio sem muita resistência. Uma outra forma de reconhecer um sapato mal feito é verificar se a parte de trás do calcanhar afunda quando você a pressiona.
-
Aperte o calcanhar do sapato para verificar se ele mantém a forma. O sapato é rígido demais se o calcanhar não dobrar nem um pouco. Embora essa área deva flexionar um pouco, a parte de trás do sapato deve manter sua forma. Um bom sapato deve flexionar na bola do pé e não voltar muito em direção ao calcanhar.
-
Verifique se o sapato dobra na região dos dedos. Um sapato adequadamente projetado reduz a tensão no arco e no calcanhar ao espalhar a pressão do impacto de maneira mais uniforme entre a parte dianteira do pé e o calcanhar.
-
Escolha um sapato que tenha uma palmilha mais rígida. Você não vai querer que seu pé fique se movendo muito dentro do calçado, principalmente no calcanhar. Palmilhas macias e acolchoadas podem não conseguir suportar o peso do seu corpo, causando um excesso de pressão no pé.
-
Coloque a mão dentro da área dos dedos. Mova-a de um lado ao outro. Se o sapato parecer inchar facilmente com a pressão, ele não oferecerá apoio o suficiente para a parte dianteira do seu pé. Um calçado que estica muito permite uma movimentação lateral muito grande.
-
Segure o sapato pelo calcanhar e pela região dos dedos, torcendo-o em direções contrárias. O calçado deve torcer apenas um pouco.
Dicas
- Jogue fora os sapatos que estiverem com os calcanhares desgastados.
- Se tiver problemas nos pés, converse com um podólogo sobre acessórios para calçados desenvolvidos por profissionais para ajudar a dar um suporte melhor para seus pés.
- Retire os sapatos e os coloque em uma superfície plana para que possa examiná-los de trás. Se eles parecerem estar muito inclinados para dentro ou para fora, está na hora de comprar um par novo.
Aviso
- Um sapato que não proporciona suporte na sola não consegue manter um equilíbrio adequado. Essa condição sobrecarrega os tendões e tensiona a face plantar.