Contente
As crianças de quatro anos de idade geralmente gostam de pintura, provocando alguma bagunça. Como a maioria delas normalmente não sabe escrever bem nessa idade, a pintura proporciona mais liberdade para criar. Elas podem explorar as cores e se surpreenderem misturando-as. As ferramentas de pintura geralmente são imaginativas nessa idade, não limitando-se apenas aos pincéis. Depois que elas dominarem as técnicas básicas de mistura de cores e manuseio do pincel, poderão produzir pinturas criativas que todos os pais terão orgulho de expor nas paredes.
Instruções
A pintura é uma boa oportunidade para as crianças explorarem as cores e as texturas (child brushing a wall with colourful paint image by Cherry-Merry from Fotolia.com)-
Dê às crianças de quatro anos de idade algumas tintas têmperas e deixe-as experimentá-las. Entre elas, devem estar inclusas algumas cores primárias, como amarelo, azul e vermelho, além de branco e preto. Deixe misturarem as cores com água e discutam os resultados. Além disso, ofereça tinta aquarela para que também experimentem.
-
Disponibilize vários pincéis e peça à criança que pinte usando um pincel fino e um grosso. Incentive-a a achatar a ponta do pincel e ver que efeito produz na pintura. Além disso, peça ela para comparar um pintura feita com um pincel a uma feita com esponja, palha ou limpador de cachimbo.
-
Mostre as diferentes técnicas de pintura à criança, como a aquarela feita com papel-toalha ou a adição de areia e purpurina à pintura. Incentive-a a tentar pintar com os dedos das mãos e dos pés. Isso provoca uma bagunça, e ela adorará. A mensagem que deve ser transmitida com essas atividades é que ela pode pintar de várias maneiras diferentes.
-
Mostre à criança pinturas diferentes de artistas famosos, como Pablo Picasso, ou um pintor impressionista francês, como Renoir, além de obras de um pintor moderno. Faça a criança discutir, de maneira simples, os estilos, cores e técnicas usadas pelos pintores.
-
Deixe que ela escolha os temas para sua primeira pintura. Alguns interessantes são aqueles com os quais esteja familiarizada, como "A minha família" ou "Meu animal de estimação." Além disso, ela pode preferir pintar algumas flores ou frutas.
Dicas
- Prepare a sala de aula ou um ambiente em casa antes da criança começar a pintar. Cubra as superfícies e use um cavalete, se for possível. Além disso, dê um avental a ela.
Aviso
- Evite desencorajá-la salientando que sua pintura não corresponde à realidade. Por exemplo, se ela desejar pintar um dinossauro roxo, não há nenhum problema.
O que você precisa
- Tinta têmpera
- Pincéis
- Esponja
- Palha
- Limpador de cachimbo
- Papel-toalha
- Areia
- Purpurina
- Livros sobre diferentes pintores
- Cavalete
- Avental