Contente
Planilhas eletrônicas são uma ferramenta poderosa para organizar e analisar dados. Crianças podem aprender a usá-las desde muito cedo e se beneficiarem com isso, pois facilitará a aprendizagem de funções e de técnicas mais avançadas futuramente. Uma boa base fará com que elas se interessem em aprender mais sobre Excel nas aulas escolares de informática. As crianças possuem uma forma particular de aprender, como acontece em outras faixas etárias. Ensinar Excel a crianças pode ser fácil, se você usar a abordagem adequada.
Instruções
Planilhas eletrônicas são uma ferramenta poderosa para organizar e analisar dados (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)-
Os alunos devem criar uma lista de brinquedos, filmes, livros e alimentos preferidos. Para crianças de ensino domiciliar ou para filhos únicos, devem fazer ao menos duas listas. As listas deverão ter três ou mais categorias, com dez ou mais itens em cada uma. Por exemplo, as listas de brinquedos podem se dividir em "de rua", "de casa" e "de banho".
-
Abra uma nova planilha de Excel. Nas salas de aula, os computadores deverão exibir o documento vazio.
-
Explique a diferença entre linhas e colunas e o que são células. Essas três informações são as partes mais importantes para serem compreendidas no Excel e em planilhas.
-
Peça a cada criança que escreva um cabeçalho para cada categoria. Isso permitirá que você mostre opções de formatação, como negrito, itálico e sublinhado. Exiba também como alinhar os cabeçalhos. Crianças gostam de trabalhar com texto e imagens, portanto preste atenção à estética da planilha enquanto a criança trabalha.
-
Ensine-as como digitar as listas. Elas prestarão atenção, pois os dados têm significado para elas.
-
Mostre como ordenar, filtrar e formatar células. Pode-se, por exemplo, organizar as listas em ordem crescente e decrescente.
-
Crie planilhas para que as crianças possam trabalhar depois de aprender a inserir, ordenar e formatar dados. Inclua números e dados textuais que possam ser transformados em gráficos. Desenhar e formatar gráficos são atividades atraentes para crianças e ajudarão a reter melhor o que aprenderem.
Dicas
- Use dados que sejam significativos para as crianças. Por exemplo, estatísticas vão entediá-las, mas planilhas sobre os horários dos programas de televisão preferidos delas criarão interesse.
Aviso
- Mantenha as planilhas simples, especialmente nas primeiras aulas; caso contrário, elas perderão interesse e aprenderão menos.