Como ensinar geometria a estudantes do 5º ano

Autor: Janice Evans
Data De Criação: 26 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Dezembro 2024
Anonim
Como ensinar geometria a estudantes do 5º ano - Artigos
Como ensinar geometria a estudantes do 5º ano - Artigos

Contente

No quinto ano, os estudantes começam a explorar a geometria mais em profundidade que nos anos anteriores. Espera-se que eles identifiquem tipos de linhas, classifiquem ângulos e reconheçam polígonos e figuras sólidas. Para ensinar geometria aos estudantes do quinto ano, você precisa fornecer-lhes o vocabulário acadêmico de que eles precisarão, exemplos tangíveis e amplas oportunidades de praticar o que aprenderam.


Instruções

Ensine aos estudantes os atributos das figuras planas e sólidas como parte da geometria do quinto ano (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

    Introdução a linhas, ângulos e polígonos

  1. Ensine aos estudantes a diferença entre uma linha, um segmento de linha e um traço. Explique-lhes os conceitos de segmentos congruentes, linhas de interseção, linhas paralelas e linhas perpendiculares.

  2. Ensine aos estudantes os diferentes tipos de ângulos: reto, agudo, obtuso e de 180°. Explique-lhes o propósito do vértice em um ângulo e que os ângulos são feitos de dois traços.

  3. Ensine aos estudantes os diferentes tipos de polígonos e como eles se classificam. Os polígonos são identificados por seus atributos, inclusive pelo número de lados, tipos de ângulos e se seus lados são congruentes, paralelos ou ambos.


    Introdução a figuras tridimensionais

  1. Ensine aos estudantes a respeito de figuras com superfícies planas. Forneça definições para extremidades, faces e vértices. Ensine-lhes a contar extremidades, vértices e faces para classificar as figuras.

  2. Explique que as figuras com mais de uma base são consideradas prismas. Dentre os prismas, estão os triangulares, os retangulares e os cubos.

  3. Explique que as figuras com apenas uma base são pirâmides. Estas incluem as triangulares e as retangulares.

  4. Ensine os estudantes a respeito das figuras curvas. Algumas têm uma base ou bases, como o cilindro e o cone. Uma figura sólida com uma superfície curva e sem base é uma esfera.

    Introdução à grade de coordenadas e a transformações simples

  1. Apresente aos estudantes a grade de coordenadas -- uma superfície plana com um eixo vertical (y= eixo) e um eixo horizontal (x=eixo). Os estudantes podem traçar pontos na grade usando pares ordenados com um valor para o eixo x e um outro para o eixo y.


  2. Ensine aos estudantes sobre translações, ou o deslizamento de uma figura de uma posição para outra na grade de coordenadas. A figura não é dobrada nem rodada.

  3. Ensine aos estudantes sobre rotações, ou o giro de uma figura a partir de um único ponto nela mesma. Enfatize que um ponto na figura é como uma âncora e que os outros pontos que compõem a figura movem-se em volta dele. A figura não é dobrada.

  4. Ensine aos estudantes sobre reflexos. Um reflexo, ou uma dobra, cria uma imagem de espelho da figura.