Contente
Cuidados adequados para pacientes com angina pectoris são vitais para evitar danos ao coração ou até mesmo a morte, por isso enfermeiros precisam seguir e executar as ordens diretas do médico responsável.
Cuidados do enfermeiro na assistência ao paciente com angina (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
Cronograma
Assim que o paciente se queixar de angina pectoris, o enfermeiro precisará implementar imediatamente um plano de tratamento com base nas ordens do médico. A administração de medicamentos, como nitroglicerina, segundos depois de um ataque de angina, pode abrir os vasos sanguíneos e restaurar o fluxo de sangue. Isto dará alívio para o paciente com dor no peito.
Identificação
Os enfermeiros têm a capacidade de identificar de forma eficaz a angina pectoris. Confundir este tipo de dor no peito com outros tipos menos graves, como dor muscular, pode ter consequências graves para a saúde. A dor da angina geralmente começa na área central ou esquerda do peito e irradia para o braço. Já a dor muscular raramente irradia.
Prevenção/Solução
Para ajudar a prevenir episódios de angina pectoris, os enfermeiros devem administrar a tempo os medicamentos necessários. Eles também devem fornecer um ambiente calmo para o paciente, a fim de contribuir para a prevenção da dor no peito relacionada ao estresse, ansiedade e medo.