Contente
A ordem dos galináceos (galiformes) inclui muitas espécies bem conhecidas de aves. Galinhas e perus estão entre as espécies mais conhecidas. Faisões, pavões e codornas também estão nesta ordem de aves, que variam muito em tamanho e engloba 250 espécies. Galináceos não são monogâmicos e tendem a ser reprodutores prolíficos. Esses pássaros robustos são valorizados por suas carnes e constituem globalmente uma importante fonte de alimentos.
Galináceos são caçados e criados para servir de alimento (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Galinhas e perus domésticos
Galinhas e perus domésticos pertencem a uma família de aves que vivem no chão, e que também inclui galinhas da Angola, pavões, faisões, perdizes e tetrazes. Galinhas domésticas se originaram do galo-banquiva, nativo do sul da Ásia e das ilhas próximas. A galinha doméstica é o tipo de ave mais numerosa do planeta e tem mais de 60 espécies diferentes. Perus são nativos do leste dos EUA e norte do México, e foram domesticados a mais ou menos 500 anos atrás pelos astecas. Os perus machos possuem barbelas no pescoço e na base do bico.
Faisões
Faisões são galináceos coloridos que se alimentam de frutos, algumas variedades de sementes e de insetos. Esses pássaros não são monogâmicos: os machos se acasalam com inúmeras fêmeas, que chocam e criam os filhotes sem a ajuda dos machos. O faisão comum representa uma das aves mais caçadas por todo o mundo. Essa espécie é criada para fins comerciais e foi introduzido em várias regiões para esse fim.
Pavão
O pavão macho possui uma cauda extravagante, usada como parte do cortejo de acasalamento da ave. Esse galináceo é a ave nacional da Índia. Existem duas espécies de pavões. O pavão real é nativo da Índia, Paquistão e Sri Lanka, enquanto que o pavão-verde é encontrado em Mianmar. Os machos da espécie são mais coloridos que as fêmeas e exibem uma bela plumagem iridescente. A cauda do impressionante macho é composta não por penas da cauda, e sim por penas acima da cauda que são super alongadas. Várias marcas em formato de olho se tornam visíveis quando a cauda é posta em leque.
Tetraz
Tetrazes são galináceos terrestres encontrados no hemisfério norte. A plumagem das 25 espécies de tetraz é normalmente marrom, cinza ou vermelha, e servem como camuflagem dessas aves que se parecem com galinhas. As pernas desses galináceos são cobertas por penas.
Galinha-da-angola
A galinha-da-angola africana é um galináceo que faz ninhos no chão, possui a cabeça sem penas e plumagem cinza cheia de pintas. É uma espécia monogâmica que foi domesticada e introduzida no oeste da Índia e sul da França. A galinha-da-angola se alimenta de sementes e insetos, e as fêmeas costumam por seus ovos em grandes ninhos comunais.