Contente
Cultivar abelhas em um apiário tem vários benefícios, incluindo a possibilidade de colher mel, favos e cera. Pode-se extrair a cera de abelha do favo de mel ao extrair o mel, já que é necessário remover as cápsulas de cera do favo para remove-lo. Usar a cera retirada dos favos é uma boa maneira de fazer uso de todos os produtos de seu apiário e você ainda pode usa-la para fazer velas caseiras e outros projetos de artesanato.
Instruções
-
Remova as molduras que contêm o mel que você deseja colher, já que é dessas molduras que se extrai a cera.
-
Posicione as molduras de forma que os dois lados estejam expostos ao ar.
-
Verifique se há larvas nas molduras, já que os favos contendo larvas não são abandonados pelas abelhas e devem ser postos de volta na colmeia.
-
Espere que a maioria das abelhas voem para longe do favo antes de colher a cera, e abane as abelhas que sobrarem (ou use um método alternativo para removê-las das molduras antes de colher, como uma fórmula repelente).
-
Extraia a cera fazendo um corte na moldura com um canivete ou um extrator.
-
Colha a cera deixando as cápsulas em um coador em cima de um balde, permitindo que o mel pingue da cera e a deixe limpa.
-
Remova a cera do mel conforme colhe os favos e adicione pequenos pedaços de cera às capsulas onde foram cortadas nas molduras.
-
Lave os pedaços de cera com água gelada depois que todo o mel tiver escorrido.
-
Ponha a cera colhida em uma tigela de água morna para amolecê-la até que ela tenha uma consistência maleável ou a derreta em uma caldeira para evitar que queime.
-
Armazene a cera em um recipiente impermeável para usar depois ou trabalhe com ela imediatamente após a colheita.
Dicas
- Não é necessário comprar um extrator, que é um equipamento grande e caro, a não ser que você tenha um apiário com dezenas de abelhas. Caso você tenha apenas uma ou duas colmeias, um canivete é o suficiente para extrair as cápsulas das molduras para colher tanto o mel quanto a cera.
O que você precisa
- Canivete
- Balde
- Coador
- Caldeirão