Contente
Muitas vezes, durante a gravidez, os músculos do estômago se separam. Isso é conhecido como diástase. O crescimento do bebê pressiona os músculos abdominais, separando-os. Isso pode levar à uma alteração postural e dor crônica nas costas.
Às vezes os músculos do abdômen se separam durante a gravidez (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Determinando se você está com diástase
Para verificar se você está com diástase, deite de costas com os joelhos dobrados, ficando reto no chão. Levante a cabeça e os ombros aos poucos, e coloque os dedos médio e indicador abaixo do seu umbigo. Se estiver acima do peso nessa área, talvez tenha que pressionar com mais força. Você deve sentir uma pequena abertura entre os músculos. Se a abertura for maior que dois dedos, os músculos abdominais estão separados.
Exercícios
Se descobrir que seus músculos estão separados, alguns exercícios podem ajudar a colocá-los de volta no lugar.
-
Enrole uma toalha de praia na cintura, com as pontas para frente. Deite de costas, com os joelhos dobrados e pés retos, lentamente levante sua cabeça e ombros, como se estivesse fazendo abdominais. Enquanto estiver fazendo o exercício, puxe as pontas da toalha com as mão invertidas. Outra alternativa é deitar-se de costas e colocar uma echarpe por baixo das costelas. Cruze as pontas da echarpe na frente e segure-as com as mãos. Respire fundo, e aperte a echarpe nos músculos abdominais inferiores enquanto expira. Respire novamente, mantendo a tensão, e tente apertar ainda mais enquanto expira.
-
Deite-se de costas com os joelhos dobrados e pés retos, coloque as mãos no estômago com os dedos virados para a pélvis. Enquanto expira, levante a cabeça do chão. Se conseguir levantar os ombros também, então faça. Ao mesmo tempo, pressione os dedos para baixo e para dentro.
-
Deite de costas com os joelhos para cima e cruze as mão sobre o umbigo. Respire fundo, depois expire levantando a pélvis. Isso vai fazer que a parte inferior das suas costas fique reta no chão. Levante sua cabeça vagarosamente, encolhendo o queixo, certificando-se que os ombros permaneçam no chão. Mantenha-se na posição por alguns segundo, depois relaxe e repita o exercício.
Nunca faça abdominais tradicionais, pois eles podem piorar a separação. Evite também qualquer exercício que alongue a área abdominal.
Dando seguimento
Você deve fazer dez repetições de qualquer um desses exercícios por dia. Após uma semana, verifique se a separação continua igual. Se não notar nenhum progresso após quatro ou seis semana, consulte um médico.