Contente
A síndrome do túnel do tarso resulta de uma pressão sobre o nervo tibial, uma vez que ele passa através do túnel do tarso, um espaço estreito que encontra-se no interior e ao lado dos ossos do tornozelo. Ela pode ser causada por uma entorse do tornozelo ou outras lesões. Seus sintomas são dor no pé, incluindo uma sensação de queimação ou formigamento ao redor do tornozelo. Alguma dormência também pode estar presente na parte inferior do pé.
Raio-x do tornozelo
Prevenção
Exercícios podem ajudar a prevenir a síndrome do túnel do tarso. Um exercício para prevenção da síndrome do túnel do tarso é chamado de "flexão do dedo do pé estático”. A flexão do dedo do pé estático tem vários componentes. O primeiro está em pressionar os dedos dos pés no chão duro, mantendo os pés apoiados no chão. Não enrole os dedos dos pés e mantenha-os na posição para a contagem de três. Repita esse exercício 10 vezes. Faça este exercício três vezes por dia.
Outro exercício é chamado de "espalhar os dedos". Neste exercício, espalhe seus dedos tão distantes quanto puder. Mantenha a posição por uma contagem de dois e repita 10 vezes. Tente fazer isso três vezes por dia.
Um terceiro exercício é o "elevador lápis". Coloque um lápis no chão e enrole seus dedos em torno dele. Levante o lápis e segure para uma contagem de seis, em seguida, coloque-o de volta no chão. Repita 10 vezes e faça este exercício três vezes por dia.
Garantir que seus pés e tornozelos estão em ótima saúde pode ajudar a evitar a síndrome do túnel do tarso .
Exercícios para as condições existentes
Exercícios destinados a prevenir a síndrome do túnel do tarso também são bons para o tratamento de uma condição existente. Experimente a flexão do dedo do pé estático, espalhando os dedos e o elevador lápis, mas comece devagar. Preste atenção à dor ou outro desconforto, e lentamente construa a contagem de espera e o número de repetições.
Alongamento geral
Exercícios gerais de alongamento também irão ajudar com uma condição do túnel do tarso existente. Ao fazer alongamentos para pés, panturrilhas e pernas, você traz as estruturas que suportam o túnel tarsal de volta em saúde. Um alongamento comum é sentar-se no chão com os joelhos dobrados. Pegue seus dedos dos pés e estenda a perna, assim alongando os músculos e tendões do tornozelo e da panturrilha.