Contente
Conversar sobre certos assuntos com crianças pode ser um problema. Isso acontece graças porque a sociedade ainda considera como tabu alguns temas. O sexo é um deles. Conversar com os pequenos desde cedo sobre sexualidade e sistema reprodutivo é uma forma de ensiná-los corretamente sobre termos que, de uma forma ou de outra, eles aprenderão no decorrer da vida. Quanto mais naturalmente o assunto for tratado em casa, mais fácil será para a criança entender o funcionamento do sistema reprodutivo e, por extensão, do próprio corpo humano.
Instruções
É preciso dar oportunidade para que os pequenos tirem todas as dúvidas sobre o tema (Visage/Stockbyte/Getty Images)-
É importante destacar que, em cada faixa etária a criança assimila as informações de forma diferente. Desse modo, leve em consideração a idade do seu filho(a). Crianças mais velhas, a partir dos seis anos aproximadamente, já possuem certa capacidade de entendimento para certos assuntos relacionados à sexualidade e reprodução. É a idade onde os pequenos começam se perguntar de onde vieram e como nascem os bebês.
-
Para informar os pequenos de forma correta, informativa e inteligente, é preciso que nós mesmos façamos uma pesquisa prévia sobre o assunto. O esforço vale a pena para não passar informações equivocadas. Antes de passar qualquer tipo de orientação, tenha certeza que você está munido de toda informação possível.
-
Quando as crianças começarem a falar sobre sexualidade ou sistema reprodutivo, procure saber o quanto eles já sabem sobre o tema. Muitas vezes, informações de educação sexual vem da escola. Outra vezes, as informações surgem de forma inapropriada: conversas com os colegas, da televisão ou de ouvir algo na rua, por exemplo. Conhecendo a fonte na qual eles tiraram as primeiras informações, os pais conseguem estabelecer uma relação de confiança com a criança. Isso é fundamental para deixar o canal aberto de comunicação com os pequenos.
-
Use instrumentos de apoio para explicar o funcionamento do sistema reprodutivo. Hoje em dia, muita informação adaptada para a linguagem infantil está acessível em livros, desenhos, ilustrações e até em certos sites na Internet. O uso dos desenhos faz com que as crianças conheçam as etapas do sistema reprodutivo de forma lúdica. Comece com informações mais gerais. Pouco a pouco, passe para os detalhes do sistema reprodutivo. Para crianças muito pequenas, o uso de metáforas pode ser útil.
-
Durante a conversa, faça questão de usar a linguagem dos pequenos. Termos técnicos não adiantam muito na hora de estabelecer uma relação de confiança. Em vez disso, lide com o assunto sem medo. Procure explicar o sistema reprodutivo de forma simples e direta, sem enrolação.
-
Tenha sempre em mente que uma conversa franca e aberta é melhor do que deixar questões não respondidas ou sem resposta. Mantenha o canal de comunicação aberto e dê oportunidade para que os pequenos tirem todas as dúvidas sobre o assunto. Deixe-os bem à vontade para eventuais conversas futuras, quando outras dúvidas forem surgindo. É um modo inteligente de tratar o tema de forma madura e saudável.
Dicas
- As primeiras informações sobre sexo, sexualidade e sistema reprodutivo muitas vezes definem a forma como os adolescentes e adultos lidam com o assunto. Para isso, vale a pena investir na educação sexual dos pequenos, ensinando o funcionamento do sistema sem tabus. Com isso, é possível afastar qualquer sinal de desinformação que pode acabar sendo um problema no futuro.
O que você precisa
- Pesquisa
- Desenhos
- Livros ilustrativos
- Conversa aberta