Contente
Vomitar, ter diarreias e rejeitar comida são sinais de dores estomacais em cães. Às vezes somos capazes de ouvir ruídos em seus estômagos que nos indicam tais dores. Saber como aliviar estes problemas é fundamental para manter um animal de estimação saudável e feliz. Existem vários sintomas de dor de estômago que persistem por mais de 48 horas, o que é um convite a uma visita ao veterinário.
Estômagos de cães são sensíveis (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Sinais de dores no estômago
Embora vômito, diarreia e perda de apetite possam antecipar algum tipo de doença, eles podem apenas ser sintomas passageiros que indicam dores de estômago. Cães que se afastam de comida e ao mesmo tempo vomitam e têm diarreia devem ser levados ao veterinário. Outro sinal é quando caminham encurvados, protegendo o estômago.
Eliminando a causa
A eliminação da causa ajuda bastante no alívio à dores de estômago. Certifique-se de que não haja ossos velhos ou lixo espalhado pelo quintal. Sua remoção pode vir a trazer um alívio imediato. Muitas vezes a comida provoca dores, portanto, experimente outros tipos para aliviá-las. Qualquer mudança na alimentação deve ser feita de forma gradual, do contrário, o cachorro correrá o risco de sofrer mais.
Descanso e hidratação
Uma das primeiras coisas que um veterinário recomenda é a suspensão da comida por um período de 24 horas para verificar se o problema se resolve sozinho. O período em jejum permite que o estômago descanse e alivie. No caso de filhotes, este período deve ser de 12 horas. Certifique-se de dar bastante água fresca ao cão, uma vez que a hidratação pode auxiliar no alívio das dores estomacais.
Remédios caseiros
Alguns veterinários recomendam o uso de remédios como o leite de magnésio. Ele cobre o estômago e proporciona um alívio calmante. Certos cães sofrem efeitos colaterais ao usar determinadas quantidades. Para dosagem inicial, consulte um veterinário. Outra alternativa caseira é o mel de manuka, que também pode auxiliar no alívio.
Comida
Às vezes o estômago pode ser aliviado com comida mais leve. Quando a comida para no estômago, ela hidrata o cachorro e alivia as dores. Alimente seu cão com frango cozido e arroz integral em porções pequenas e frequentes ao longo do dia.