Contente
As pinturas são uma boa forma de decorar a parede. Se estiver decorando ou preparando uma exposição, é essencial emoldurar as peças para um visual mais acabado. As molduras podem ser caras nas lojas, mas, se as fizer você mesmo, elas podem ter o custo benefício desejado, e ainda serem personalizadas.
Fazendo molduras (Comstock/Comstock/Getty Images)
Molduras de apoio
Se estiver usando painéis, você pode apoiar a pintura em uma moldura de apoio que fica por trás da peça, tornando-a tridimensional. Compre painéis que já venham com essa moldura ou faça uma você mesmo. Você precisará de barras de madeira para apoio, que podem ser compradas na maioria das lojas de artesanato. Corte cada barra para se encaixar na pintura. Verifique se está em ângulo reto usando uma régua T e cole as juntas com cola de madeira. Se as barras tiverem mais do que 90 cm, você precisará de uma barra interna (o kit deverá vir com uma), passando horizontalmente no meio, para evitar que as barras se curvem.
Depois que fizer a moldura, coloque a pintura com a face para baixo em uma superfície plana e coloque a moldura em cima. Dobre um lado do painel sobre a moldura e grampeie (os grampos devem ficar na parte de trás, de forma que não apareçam). Puxe o lado oposto bem firme e grampeie novamente. Se estiver com problemas para segurar o painel firme o suficiente para evitar pregas, use tenazes para ajudar. Após grampear todos os lados nas barras, você terá um painel com apoio.
Moldura externa
Uma moldura externa tradicional é feita usando os mesmos princípios da anterior, mas, por ser externa, ela terá um impacto maior no visual da pintura. Você pode escolher madeira simples, ou uma entalhada para um visual mais enfeitado, ou até colocar uma moldura de metal. De qualquer forma, você precisará de quatro peças do material da moldura, cortadas no tamanho correto. A maneira mais fácil para montar é colar, usando cola para madeira, ou parafusar, usando parafusos para metal, os dois lados menores em um lado maior, formando um "c". Nesse ponto, deslize os materiais que serão emoldurados. Isso inclui a pintura, mais a esteira ou vidro se você desejar. Apoie a pintura em papelão ou em uma tábua fina de compensado, você só precisa de algo que reforçará a pintura na moldura. Depois que tudo estiver no lugar, cole ou parafuse o lado restante, segurando sua pintura.
Se planeja pendurá-la na parede, acrescente fios na parte de trás. Cole dois fios com um laço para segurar nos ganchos, ou um único fio que se esticará através de dois ganchos. Se estiver usando os fios para pendurar a pintura, faça o verso com compensado, de forma que a tábua segure bem os fios. Teste para certificar-se de que os fios sejam fortes o suficiente para segurar a pintura, e você poderá pendurá-la.