Contente
O Renascimento, que começou no século XIV e continuou até o século XVII, caracteriza-se pelas mudanças culturais, artísticas e religiosas no continente europeu. As suas raízes se encontram em Florença, na Itália, onde o desenvolvimento artístico teve início. Neste período, as pessoas começaram a refletir mais sobre o mundo e o seu papel nele. As mudanças poderiam parecer pequenas na época, mas afetaram os rumos do mundo.
A Itália foi o berço de grandes pintores renascentistas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
Início do movimento artístico
Florença é considerada o berço do Renascimento. Os pintores e escultores começaram a focar menos nos temas religiosos e mais na arte baseada na figura humana. A música também passou por mudanças, com o canto gregoriano sendo substituído aos poucos pelas composições instrumentais. Essas pequenas mudanças se espalharam pela Europa, levando a alta cultura para todo o continente.
Humanismo
O conceito de humanismo foca nos feitos do homem, no lugar das obras de Deus, algo inédito até este período. O novo foco influenciou alguns dos pensadores mais importantes do mundo. Esse movimento trouxe de volta ao centro de discussão o pensamento greco-latino, desenvolvendo-o em alguns conceitos abstratos.
Comércio
As trocas com o Oriente Médio se intensificaram durante esse período, em que as pessoas começaram a se interessar por itens de luxo. O comércio entre as regiões começou no século XII, com a busca por especiarias, seda e corantes. As letras de câmbio, que funcionavam como os cheques atuais, facilitavam as trocas, tornando-as mais rápidas e lucrativas.
Reforma Protestante
As 95 teses de Martinho Lutero sobre a venda de indulgências de 1517 foram o primeiro passo para o começo da Reforma Protestante. Ela abriu o caminho para que outras seitas se separassem da Igreja Católica, possibilitando que Deus fosse louvado de outras maneira. Os protestantes foram os primeiros cristãos a não considerarem o pape como líder espiritual. Os efeitos deste acontecimento histórico ainda podem ser notados hoje. O conceito de livre-arbítrio é um resultado da Reforma.