Fatos sobre cones de escória

Autor: Joan Hall
Data De Criação: 1 Janeiro 2021
Data De Atualização: 3 Janeiro 2025
Anonim
Fatos sobre cones de escória - Artigos
Fatos sobre cones de escória - Artigos

Contente

O cone de escória é um dos tipos mais comuns de vulcão, de acordo com o site Think Quest. Erupções nesses tipos de vulcão não são muito noticiadas, pois raramente causam mortes.


Cones de escória geralmente têm topos achatados (Image by Flickr.com, courtesy of flydime)

Formação

Cones de escória se formam quando a lava emerge de uma fenda ou buraco na superfície da terra formando cinzas que se amontoam e acabam formando o vulcão. Os cientistas se referem a essas cinzas como "escória", o que dá nome ao tipo de vulcão.

A lava acumulada ao redor da fenda se acumula e endurece formando o cone (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Aparência

Vulcões de escória geralmente se caracterizam por inclinações íngremes que formam uma montanha com uma cratera notável que dá à formação um cume chato. Isso faz com que se diferencie um vulcão de escória de um estratovulcão, que tem um cume pontudo.


Tamanho

A maioria dos cones de escória alcança alturas menores que 300 metros comparada a outras montanhas e formações a seu redor, de acordo com a pesquisa geológica dos Estados Unidos (USGS).

Um cone de escória coberto por vegetação (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Localização

Os cones de escória se desenvolvem ao lado de outros vulcões, como os do tipo escudo ou caldeiras, segundo o USGS.

Quadro

Diferentemente de outros tipos de vulcão, os de escória se desenvolvem em um período de tempo relativamente curto em vez de levar centenas de anos. Por exemplo, uma fenda em Paricutin, no México, que entrou em erupção em 1943, produziu um vulcão de escória de 365 metros em apenas nove anos, segundo o USGS.


Exempos

Além do vulcão de Paritcutin, há outros como o Cerro Negro, em Nicarágua, Lava Butte, no Oregon, e a cratera Sunset, no Arizona.