Contente
Se você tiver uma sensação desconfortável no abdômen, talvez seja um sinal de que seu fígado esteja dilatado. A dilatação do fígado não é perigosa em si, mas é frequentemente um sintoma de um problema mais grave. Para verificar a dilatação do fígado é necessário avaliar a dor abdominal, ver se há descoloração da pele, levar em consideração os fatores de risco e acompanhar com seu médico.
Instruções
-
Veja se há sensibilidade ao toque. Toque ao longo da curva da caixa torácica no lado direito do peito. Se causar desconforto, talvez seu fígado esteja dilatado.
-
Observe se há dor abdominal. O fígado dilatado pode causar uma sensação de estar cheio e uma dor abdominal inexplicada.
-
Verifique a cor da pele. Se a dilatação do fígado afetar sua função, é possível que cause a icterícia, uma condição na qual a pele fica amarelada.
-
Reflita sobre os riscos. Alguns comportamentos, como abuso alcoólico e uma dieta muito rica em ferro, causam a dilatação do fígado.
-
Consulte seu médico. O autodiagnóstico ajuda, mas apenas o médico pode fazer um diagnóstico adequado. Se suspeitar de uma dilatação no fígado, não deixe nada ao acaso.
Aviso
- Se suspeitar que está com o fígado dilatado, é imprescindível obter cuidados médicos imediatos. A dilatação do fígado não é uma doença mas pode ser um sintoma de um problema de saúde grave, como hepatite, câncer do fígado, insuficiência cardíaca congestiva ou leucemia.