Contente
O que faz os freios soltarem fumaça? (http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Disk_brake_dsc03680.jpg)
O problema
Você está dirigindo seu carro e começa a notar os claros sinais de fumaça e cheiro. O cheiro aumenta, e você começa a ver fumaça vindo da frente ou de trás do veículo. Isso pode ser uma experiência assustadora, e o culpado normalmente é o sistema de freios do seu carro. Freios soltando fumaça não são incomuns e isso geralmente acontece por algumas razões simples. Se seus freios estão soltando fumaça, considere algumas possíveis causas e elimine as possibilidades mais comuns primeiro.
Causas comuns
A razão mais comum para freios soltando fumaça são calipers presos. Se o sistema de freios do seu carro usa calipers flutuantes, eles são feitos para funcionar normalmente deslizando entre posições. Algumas vezes, eles ficam presos, travado o freio no lugar. Isso cria uma enorme fricção conforme você dirige, criando fumaça e um cheiro desagradável. Calipers presos são normalmente resultado de corrosão ou sujeira que atrapalham o movimento do caliper. O cilindro da roda do carro também pode ficar preso devido à sujeira ou corrosão. Um cilindro de roda preso faz com que as sapatas de freio continuem a pressionar o tambor mesmo que o freio não esteja acionado. Os freios vão soltar fumaça e um odor desagradável. Raramente detritos podem ficar presos no sistema de freio a fazê-lo produzir fumaça. Essa situação pode ser resolvida facilmente e normalmente não torna necessário uma visita ao mecânico. Simplesmente identifique o objeto estranho que ficou preso e retire-o.
Soluções
Um mecânico certificado pode resolver o problema de calibre preso ou do cilindro da roda do seu veículo. Os freios não soltarão mais fumaça e você será capaz de dirigir seu carro normalmente. Você não deve tentar resolver o problema de um calibre preso ou do cilindro se não for um mecânico autorizado, pois é muito fácil causar um dano sério ao sistema de freio do carro.