Contente
Um circuito retificador de onda completa também pode ser chamado de uma ponte retificadora. Ele inclui quatro diodos distintos ligados a um conversor de corrente alternada (AC) para corrente contínua (DC). Esses retificadores podem ser configurados a partir de diodos individuais ou comprados como componentes moldados com os diodos já montados. Os retificadores de onda completa também podem ser construídos através da combinação de um par de retificadores de meia onda com um transformador de tomada central.
Saiba como funciona um ratificador de onda completa (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
Conexão do diodo
Os diodos em um retificador de onda completa são ligados na forma de um diamante. Os dois diodos de um lado são ligados ânodo em ânodo. Os diodos do outro lado são ligados cátodo em cátodo.
Entrada e saída
A entrada para um retificador é uma fonte de energia de corrente alternada (AC). A fonte de alimentação está ligada à parte superior e inferior do conjunto. A saída é uma tensão de corrente contínua (DC), aplicada a uma carga que está ligada aos dois lados do conjunto.
Operação
Como um exemplo, quando a fonte de alimentação AC é positiva, os diodos D3 e D2 conduzem. No outro lado, negativo, os diodos de meio ciclo D1 e D4 conduzem. Uma vez que ambos os ciclos fornecem uma tensão positiva para a carga, o circuito é um retificador de onda completa.