Contente
Seu gatinho "afofador" tem um bom motivo para o amassa e puxa em seu cobertor favorito. Acalme-se, pois esse comportamento desconcertante não exige uma visita ao veterinário.
Concepções erradas
É comum pensar que esse comportamento ocorre quando um gato desmama cedo ou tarde demais. Como quase todos se comportam dessa maneira, isso só seria verídico se a maioria da população de gatos perdesse a hora de desmamar.
A voz de um especialista
De acordo com o Dr. Shelby Neely, um gato que afofa é um gato feliz. O fato deles ronronarem e até babarem quando afofam é uma prova disso.
Função
Esse movimento com as patas dianteiras é exatamente o que seu gato fazia ao amamentar, aconchegado na barriga de sua mãe. É um movimento instintivo que incentiva o fluxo de leite. Gatos adultos que afofam superfícies macias estão engajando-se em um comportamento confortável que aprenderam ainda no berço.
Função
As gatas frequentemente afofam a área de dormir para fazer uma cama macia para si e sua prole. Filhotes aprendem que, ao afofar, conseguem uma cama macia e confortável, empregando o método ao longo de suas vidas.
Função
Afofar é também uma forma de marcar território. Os gatos possuem glândulas odoríferas nas pontas dos suas patas e vão arranhar e apalpar uma superfície só para marcá-la.
Considerações
Se o gatinho decidir amassar suas patas em você em vez de um cobertor, considere como um elogio. Afofá-lo é uma maneira de dizer que você é seguro, confortável e bom o suficiente para ele marcar seu território.