Contente
O xilitol é um adoçante artificial usando em diversos produtos sem açúcar. Apesar de ser inofensivo para humanos, ele pode adoecer e até matar um cão com rapidez. Se seu cão demonstrar sinais de envenenamento por xilitol, aja rápido para salvar a vida do animal.
Xilitol pode ser fatal para cães (Visage/Stockbyte/Getty Images)
Tipos de produtos
Itens contendo xilitol incluem chicletes e doces sem açúcar, substitutos de açúcar, pasta de dente e descongestionantes nasais.
Efeitos
O xilitol faz com que o nível de açúcar no sangue do cão diminua e pode danificar o fígado do animal. De acordo com o Centro de Medicina Veterinária da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, apenas dois pedaços de chiclete com xilitol podem ser o suficiente para afetar um cão de 9 kg.
Sintomas
Sinais de envenenamento por xilitol incluem depressão, fraqueza, falta de coordenação e convulsões. A Sociedade Americana para Prevenção da Crueldade Contra os Animais diz que esses sintomas podem começar em menos de 30 minutos depois da ingestão da substância, mas, as vezes, não aparecem por até 12 horas.
Tratamento
Chame um veterinário imediatamente. Ele pode induzir vômito se o tratamento ocorrer entre até duas horas depois da ingestão do xilitol. Corrigir o nível de açúcar no sangue normalmente requer a injeção de glicose na veia, possivelmente por até 72 horas. Se o fígado falhar, a reversão é muito difícil.
Prevenção
Mantenha produtos que contêm xilitol longe do alcance de um cão. Tenha um contato de emergência do veterinário em mãos para conseguir contato com ele mesmo fora do horário comercial, caso a ingestão ocorra nesse período.