Contente
A planta do pimentão, assim como a da pimenta, é considerada um vegetal anual. Essas plantas não toleram baixas temperaturas e germinam a cada estação de crescimento. Além disso, os pimentões são plantas de estação quente que se desenvolvem durante o calor do verão, e não no clima mais frio da primavera ou do outono. Uma temperatura noturna abaixo de 12,5ºC resulta em crescimento lento e queda das flores. Os pimentões germinam mais rápido em solos aquecidos.
Os pimentões maduros apresentam uma grande variedade de cores (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
Tempo de germinação
O tempo de germinação, ou seja, o período entre o plantio de uma semente e o surgimento da planta, varia de uma espécie para outra. Os pimentões levam cerca de oito dias para germinar, o que os torna um dos vegetais mais lentos para germinar. Por exemplo, o alface, o melão e a abobrinha germinam em menos de três dias. Os pimentões são comparáveis à berinjela e um pouco mais rápidos que o quiabo.
Temperatura de germinação
A germinação ocorre melhor em solos de temperaturas próximas a 26,5ºC. A semente de pimentão pode não germinar se o solo estiver muito frio. As sementes dormentes em um solo frio podem se decompor em vez de germinar e brotar.
Plantio
Geralmente, a semente do pimentão é plantada dentro de casa até dois meses antes da época de plantio ao ar livre. A maioria das casas e estufas é mais fria do que a temperatura ideal para a germinação do pimentão. Nesses casos, o vaso da planta pode precisar ser aquecido com uma almofada de aquecimento ou colocado em uma área mais quente para ajudar a induzir a germinação.
Maturidade
As plantas do pimentão são transplantadas para a horta durante a primavera, após o fim das geadas. O número de dias entre o transplante e a produção de frutos depende da variedade da planta, mas costuma ser de 70 a 85 dias. As plantas se desenvolvem bem em temperaturas acima de 21ºC durante o dia e acima de 12,5ºC durante a noite.